Análise dos exercícios propostos nos livros didáticos de Física adotados nas escolas de 2o grau de Campinas.
Título
Análise dos exercícios propostos nos livros didáticos de Física adotados nas escolas de 2o grau de Campinas.
Análise dos exercícios propostos nos livros didáticos de Física adotados nas escolas de 2o grau de Campinas.
Autor
Décio Pacheco
Décio Pacheco
Orientação
Lafayette de Moraes
Lafayette de Moraes
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1979
1979
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Verifica e analisa as principais tendências dos livros didáticos de Física, adotados nas escolas de 2º grau da cidade de Campinas, nos anos de 1976, 1977 e 1978, no que se refere às habilidades e capacidades intelectuais que os seus exercícios solicitam no processo de suas resoluções. Classifica esses exercícios nas categorias extraídas da Taxionomia dos Objetivos Educacionais, domínio cognitivo, de Benjamin S. Bloom. Estuda as principais tendências dos exercícios, por intermédio de um tratamento estatístico adequado, quanto ao conhecimento, habilidades ou capacidades intelectuais que suas resoluções demonstram solicitar a partir da classificação feita. Analisa as tendências apresentadas pelos exercícios sob três aspectos distintos: pelas intensidades de adoções de seus respectivos livros, pelos anos em que os livros foram adotados e pelas diferentes séries do 2º grau que comportam as unidades lecionadas num ano letivo. Conclui que, dentro dos aspectos citados, esses exercícios podem ser diferenciados quanto às categorias de conhecimento e/ou habilidades no uso de processos e procedimentos, sendo que nos demais, apresentam tendências semelhantes. Acrescenta a isso que, sob todos os aspectos, os exercícios, na sua grande maioria, recaíram nas duas primeiras categorias. Além dessas, a categoria mais expressiva foi a de compreensão.
Verifica e analisa as principais tendências dos livros didáticos de Física, adotados nas escolas de 2º grau da cidade de Campinas, nos anos de 1976, 1977 e 1978, no que se refere às habilidades e capacidades intelectuais que os seus exercícios solicitam no processo de suas resoluções. Classifica esses exercícios nas categorias extraídas da Taxionomia dos Objetivos Educacionais, domínio cognitivo, de Benjamin S. Bloom. Estuda as principais tendências dos exercícios, por intermédio de um tratamento estatístico adequado, quanto ao conhecimento, habilidades ou capacidades intelectuais que suas resoluções demonstram solicitar a partir da classificação feita. Analisa as tendências apresentadas pelos exercícios sob três aspectos distintos: pelas intensidades de adoções de seus respectivos livros, pelos anos em que os livros foram adotados e pelas diferentes séries do 2º grau que comportam as unidades lecionadas num ano letivo. Conclui que, dentro dos aspectos citados, esses exercícios podem ser diferenciados quanto às categorias de conhecimento e/ou habilidades no uso de processos e procedimentos, sendo que nos demais, apresentam tendências semelhantes. Acrescenta a isso que, sob todos os aspectos, os exercícios, na sua grande maioria, recaíram nas duas primeiras categorias. Além dessas, a categoria mais expressiva foi a de compreensão.
Palavras Chave
livros didáticos; exercícios de física; 2° grau; Campinas
livros didáticos; exercícios de física; 2° grau; Campinas
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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