Um estudo sobre o ensino de laboratório em nível universitário básico.
Título
Um estudo sobre o ensino de laboratório em nível universitário básico.
Um estudo sobre o ensino de laboratório em nível universitário básico.
Autor
Antônio Maria Freire Passos
Antônio Maria Freire Passos
Orientação
Marco Antônio Moreira
Marco Antônio Moreira
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1981
1981
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Consta, inicialmente, de uma revisão da literatura sobre o ensino de laboratório em Física Geral, incluindo objetivos e tipos de abordagens desse ensino, bem como alguns resultados de pesquisa. Relata três experimentos feitos nessa área, com a finalidade de investigar até que ponto os alunos são capazes de identificar o fenômeno físico envolvido em um experimento, a questão básica sob investigação, o método usado e quais as respostas (resultados) obtidos para a questão básica. Os resultados sugerem que, muitas vezes, os alunos não são capazes de identificar esses aspectos, os quais no contexto do estudo feito caracterizam o que se convencionou chamar de "estrutura" do experimento.
Consta, inicialmente, de uma revisão da literatura sobre o ensino de laboratório em Física Geral, incluindo objetivos e tipos de abordagens desse ensino, bem como alguns resultados de pesquisa. Relata três experimentos feitos nessa área, com a finalidade de investigar até que ponto os alunos são capazes de identificar o fenômeno físico envolvido em um experimento, a questão básica sob investigação, o método usado e quais as respostas (resultados) obtidos para a questão básica. Os resultados sugerem que, muitas vezes, os alunos não são capazes de identificar esses aspectos, os quais no contexto do estudo feito caracterizam o que se convencionou chamar de "estrutura" do experimento.
Palavras Chave
ensino de laboratório; Física Geral;
ensino de laboratório; Física Geral;
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método