A emergência da licenciatura em Ciências no Brasil e sua especificidade no Estado de São Paulo.

Título
A emergência da licenciatura em Ciências no Brasil e sua especificidade no Estado de São Paulo.
Autor
Luiz Eduardo Pedroso
Orientação
Luis Carlos de Menezes
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Analisa a dinâmica da implementação da Licenciatura em Ciências no Brasil, em particular no Estado de São Paulo. Explicita as bases conceituais e diretrizes da política educacional no pós-64, que permitiram o surgimento e consolidação da licenciatura, analisando também as contradições e ambiguidades no âmbito da Lei 5692. Ressalta que o modelo de licenciatura teve como propósito aliviar a demanda de vagas pelo ensino superior, o que se implementou pelo incentivo à participação da iniciativa privada, desobrigando o Estado da responsabilidade pelo ensino superior público e gratuito. Mostra que esse quadro se confirma no Estado de São Paulo, refletindo-se no empobrecimento do ensino nos três níveis. Conclui que se a implementação da licenciatura em ciências na prática não cumpriu seus alegados pressupostos, seus desdobramentos trouxeram sérias conseqüências para o ensino de ciências. Aponta para a necessidade de uma nova abordagem para a licenciatura, que transcenda a elaboração de guias curriculares ou contabilizações de carga horária, e que estabeleça novas relações com a universidade pública.
Palavras Chave
licenciatura; São Paulo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Políticas Públicas, História do Ensino de Ciências