Uma abordagem ausubeliana ao ensino de eletricidade e magnetismo em nível universitário básico.

Título
Uma abordagem ausubeliana ao ensino de eletricidade e magnetismo em nível universitário básico.
Autor
Sônia Silveira Peduzzi
Orientação
Marco Antônio Moreira
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1981
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Investiga possíveis diferenças à aprendizagem cognitiva do aluno, que podem decorrer de dois enfoques distintos à organização do conteúdo de Eletricidade e Magnetismo: uma abordagem tradicional e outra baseada na teoria de aprendizagem de David Ausubel. O experimento foi levado a efeito com estudantes de Física III da UFSC. Como instrumentos de medida foram usados um pós-teste sobre o conteúdo estudado, as provas regulares da disciplina e um teste de associação escrita de conceitos (TAEC). Os dados deste último, analisados através das técnicas de análise multidimensional (AMD) e análise de agrupamentos hierárquicos (AAH), fornecem um "mapeamento cognitivo" dos conceitos usados na pesquisa. Os dados do TAEC foram também analisados em termos de médias e variâncias. Os resultados mostram-se ligeiramente favoráveis à Teoria de Ausubel quanto aos escores das provas do pós-teste. Além disso, o índice de desistência foi acentuadamente mais alto no grupo que recebeu a instrução pela abordagem tradicional.
Palavras Chave
ausubeliana; ensino de eletricidade; ensino de magnetismo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método