A mediação semiótica no desenvolvimento do conhecimento químico.

Título
A mediação semiótica no desenvolvimento do conhecimento químico.
Autor
Ronaldo Teixeira Pelegrini
Orientação
Silvio Sanches Gamboa
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Os homens, por meio da linguagem, criam relação com o ausente e com o tempo, educando-se e transformando-se em seres culturais. Estas interações que ocorrem no âmbito das relações sociais e com o mundo são relações estritamente humanas que são possibilitadas pelos signos. São portanto mediações semióticas. Graças a essa mediação semiótica é possível a comunicação, como também o conhecimento e o desenvolvimento da consciência. As fórmulas e as equações químicas são mediadoras do conhecimento químico, e o sucesso do ensino-aprendizado da Química depende da maneira como o professor trabalha essa simbologia. A pesquisa verifica como a maneira de ensinar as fórmulas químicas isoladas do universo e por meio de uma tradução mecânica de um signo para outro limita a mediação semiótica e, por conseguinte, afeta a qualidade do ensino e da aprendizagem da Química.
Palavras Chave
mediação semiótica; signos; conhecimento químico.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno