Uma reelaboração de conteúdo de Física do segundo grau - a eletricidade como exemplo.
Título
Uma reelaboração de conteúdo de Física do segundo grau - a eletricidade como exemplo.
Uma reelaboração de conteúdo de Física do segundo grau - a eletricidade como exemplo.
Autor
Jairo Alves Pereira
Jairo Alves Pereira
Orientação
Yassuko Hosoume
Yassuko Hosoume
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1995
1995
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Ressalta as dimensões de educação e de ciência que estão implícitas em diversos livros de Física do 2o grau. Explicita quais dimensões prioriza para o ensino de Física: as dimensões de educação estão fundamentadas nos pressupostos dialógicos de Paulo Freire e no movimento de continuidade-ruptura de Georges Snyders; as dimensões de ciência fundamentam-se nas categorias produto e processo, fragmentação e totalidade e formal e conceitual. Com base nessas dimensões, analisa três livros de Física do 2o grau, bastante conhecidos por alunos e professores dessa disciplina. Aponta, criticamente, os momentos em que os autores desses livros deixam transparecer suas concepções sobre o ensino de Física. Apresenta e justifica a proposta de conteúdo de Física desenvolvida pelo GREF, colocando-a como alternativa válida na prática do professor em sala da aula.
Ressalta as dimensões de educação e de ciência que estão implícitas em diversos livros de Física do 2o grau. Explicita quais dimensões prioriza para o ensino de Física: as dimensões de educação estão fundamentadas nos pressupostos dialógicos de Paulo Freire e no movimento de continuidade-ruptura de Georges Snyders; as dimensões de ciência fundamentam-se nas categorias produto e processo, fragmentação e totalidade e formal e conceitual. Com base nessas dimensões, analisa três livros de Física do 2o grau, bastante conhecidos por alunos e professores dessa disciplina. Aponta, criticamente, os momentos em que os autores desses livros deixam transparecer suas concepções sobre o ensino de Física. Apresenta e justifica a proposta de conteúdo de Física desenvolvida pelo GREF, colocando-a como alternativa válida na prática do professor em sala da aula.
Palavras Chave
ensino de física; 2ºgrau; eletricidade.
ensino de física; 2ºgrau; eletricidade.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas