Um método para a proposição de fórmulas matemáticas no ensino de Física: análise de um estudo entre alunos da 3a série do 2o grau.
Título
Um método para a proposição de fórmulas matemáticas no ensino de Física: análise de um estudo entre alunos da 3a série do 2o grau.
Um método para a proposição de fórmulas matemáticas no ensino de Física: análise de um estudo entre alunos da 3a série do 2o grau.
Autor
Vágner Ricardo de Araújo Pereira
Vágner Ricardo de Araújo Pereira
Orientação
Dácio Rodney Hartwig
Dácio Rodney Hartwig
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1993
1993
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Investiga a extensão com que estudantes da 3a série do 2o grau propõem corretamente a fórmula matemática para a resistência elétrica de um fio e, também, preenchem tabelas com valores numéricos para as variáveis envolvidas. Procura desenvolver os raciocínios do controle de variáveis e o proporcional segundo uma visão piagetiana. A primeira etapa do estudo conta com discussões sobre funções e gráficos e a utilização de dois materiais práticos: a flexibilidade das hastes metálicas e o pêndulo simples. A segunda etapa apresenta o conceito central, a resistência elétrica de um fio, e teve a seguinte seqüência: 1. apresentação de material prático demonstrativo; 2. apresentação de um texto introdutório sobre o tema; 3. apresentação de um conjunto de tabelas e questões referentes ao tema, visando a determinação da fórmula matemática envolvida. Para verificar algum tipo de dependência entre a proposta da fórmula, o preenchimento das tabelas e a construção de gráficos, utiliza o teste estatístico qui-quadrado (x2). Classifica os sujeitos da pesquisa, cerca de 80 alunos, em três categorias: Eletro, Mecânica e Colegial. As respostas dos alunos para a proposição da fórmula matemática são classificadas em cinco categorias: Correta, Multiplicativa, Mista, Aditiva e Outras. Para o preenchimento das tabelas forma três categorias de respostas: Correto, Parcialmente correto e Errôneo. Conclui que o desempenho do grupo Eletro, na maioria das vezes, foi superior aos demais grupos, provavelmente, indicando a influência do interesse profissional sobre o tema estudado e que instrumentos e textos didáticos deveriam dar maior atenção às relações entre as variáveis, principalmente as não diretas, comparando valores numéricos organizados em tabelas com a respectiva fórmula e gráfico.
Investiga a extensão com que estudantes da 3a série do 2o grau propõem corretamente a fórmula matemática para a resistência elétrica de um fio e, também, preenchem tabelas com valores numéricos para as variáveis envolvidas. Procura desenvolver os raciocínios do controle de variáveis e o proporcional segundo uma visão piagetiana. A primeira etapa do estudo conta com discussões sobre funções e gráficos e a utilização de dois materiais práticos: a flexibilidade das hastes metálicas e o pêndulo simples. A segunda etapa apresenta o conceito central, a resistência elétrica de um fio, e teve a seguinte seqüência: 1. apresentação de material prático demonstrativo; 2. apresentação de um texto introdutório sobre o tema; 3. apresentação de um conjunto de tabelas e questões referentes ao tema, visando a determinação da fórmula matemática envolvida. Para verificar algum tipo de dependência entre a proposta da fórmula, o preenchimento das tabelas e a construção de gráficos, utiliza o teste estatístico qui-quadrado (x2). Classifica os sujeitos da pesquisa, cerca de 80 alunos, em três categorias: Eletro, Mecânica e Colegial. As respostas dos alunos para a proposição da fórmula matemática são classificadas em cinco categorias: Correta, Multiplicativa, Mista, Aditiva e Outras. Para o preenchimento das tabelas forma três categorias de respostas: Correto, Parcialmente correto e Errôneo. Conclui que o desempenho do grupo Eletro, na maioria das vezes, foi superior aos demais grupos, provavelmente, indicando a influência do interesse profissional sobre o tema estudado e que instrumentos e textos didáticos deveriam dar maior atenção às relações entre as variáveis, principalmente as não diretas, comparando valores numéricos organizados em tabelas com a respectiva fórmula e gráfico.
Palavras Chave
Ensino de física; formulas; matemáticas; método de
Ensino de física; formulas; matemáticas; método de
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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