Um método para a proposição de fórmulas matemáticas no ensino de Física: análise de um estudo entre alunos da 3a série do 2o grau.

Título
Um método para a proposição de fórmulas matemáticas no ensino de Física: análise de um estudo entre alunos da 3a série do 2o grau.
Autor
Vágner Ricardo de Araújo Pereira
Orientação
Dácio Rodney Hartwig
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1993
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Investiga a extensão com que estudantes da 3a série do 2o grau propõem corretamente a fórmula matemática para a resistência elétrica de um fio e, também, preenchem tabelas com valores numéricos para as variáveis envolvidas. Procura desenvolver os raciocínios do controle de variáveis e o proporcional segundo uma visão piagetiana. A primeira etapa do estudo conta com discussões sobre funções e gráficos e a utilização de dois materiais práticos: a flexibilidade das hastes metálicas e o pêndulo simples. A segunda etapa apresenta o conceito central, a resistência elétrica de um fio, e teve a seguinte seqüência: 1. apresentação de material prático demonstrativo; 2. apresentação de um texto introdutório sobre o tema; 3. apresentação de um conjunto de tabelas e questões referentes ao tema, visando a determinação da fórmula matemática envolvida. Para verificar algum tipo de dependência entre a proposta da fórmula, o preenchimento das tabelas e a construção de gráficos, utiliza o teste estatístico qui-quadrado (x2). Classifica os sujeitos da pesquisa, cerca de 80 alunos, em três categorias: Eletro, Mecânica e Colegial. As respostas dos alunos para a proposição da fórmula matemática são classificadas em cinco categorias: Correta, Multiplicativa, Mista, Aditiva e Outras. Para o preenchimento das tabelas forma três categorias de respostas: Correto, Parcialmente correto e Errôneo. Conclui que o desempenho do grupo Eletro, na maioria das vezes, foi superior aos demais grupos, provavelmente, indicando a influência do interesse profissional sobre o tema estudado e que instrumentos e textos didáticos deveriam dar maior atenção às relações entre as variáveis, principalmente as não diretas, comparando valores numéricos organizados em tabelas com a respectiva fórmula e gráfico.
Palavras Chave
Ensino de física; formulas; matemáticas; método de

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método