O desenho no ensino de Ciências: investigando possibilidades metodológicas.

Título
O desenho no ensino de Ciências: investigando possibilidades metodológicas.
Autor
Maria Regina Peres
Orientação
Décio Pacheco
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1993
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Aborda a utilização do desenho no ensino de Ciências e sua viabilidade como modo de expressão do pensamento do aluno e como recurso metodológico. Em um estudo de caso com alunos da 5a série do 1o grau, desenvolve duas experiências educacionais: na primeira, parte da leitura e discussão de um texto que trata das transformações do planeta Terra ao longo do tempo; na segunda, da exibição de um vídeo sobre as transformações da água em situações específicas. Nas duas experiências, realiza diversas atividades, em que desenhos elaborados pelos alunos constituíram-se em fonte principal dos trabalhos em sala, associados à produção de textos ou a discussões relativas aos desenhos e/ou textos. Nas duas situações, o desenho mostra-se um instrumento perfeitamente viável aos propósitos do trabalho, seja enquanto forma de expressão das concepções prévias dos alunos ou daquelas construídas no decorrer do processo educacional, seja enquanto recurso metodológico. Observa, ainda, a necessidade de se utilizar, de modo integrado, diferentes formas de expressão do pensamento - como ocorreu com o desenho, a escrita e a oralidade no presente estudo - com vistas a se obter resultados satisfatórios no ensino-aprendizagem de Ciências.
Palavras Chave
ensino de ciências; metodologia.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geociências, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos