A graduação em Física na USP - São Paulo.
Título
A graduação em Física na USP - São Paulo.
A graduação em Física na USP - São Paulo.
Autor
Fernando Dagnoni Prado
Fernando Dagnoni Prado
Orientação
Ernst Wolfgang Hamburguer
Ernst Wolfgang Hamburguer
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1980
1980
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Sugere uma sistemática de consulta aos diversos setores ou segmentos do meio universitário e da sociedade, que de alguma forma se relacionam com a graduação em Física e com a atividade profissional dos físicos, visando analisar a adequação dos currículos de Bacharelado e Licenciatura em Física. Apresenta, inicialmente, uma descrição da evolução do currículo de graduação em Física da USP, SP, desde sua criação em 1934. Considerando, em particular, a classe constituída pelos formandos pelo IFUSP, elabora um questionário como roteiro de entrevista. A amostra pesquisada, composta por indivíduos formados após 1970 e voltados predominantemente para a pesquisa, indica a maioria das disciplinas de Física do currículo como importantes para sua atividade profissional. O desempenho didático do professor também é indicado como forte componente do sucesso das aulas e do grau de aprendizagem. Utiliza a chamada Análise de Correspondências como técnica de estudo de grande parte das respostas.
Sugere uma sistemática de consulta aos diversos setores ou segmentos do meio universitário e da sociedade, que de alguma forma se relacionam com a graduação em Física e com a atividade profissional dos físicos, visando analisar a adequação dos currículos de Bacharelado e Licenciatura em Física. Apresenta, inicialmente, uma descrição da evolução do currículo de graduação em Física da USP, SP, desde sua criação em 1934. Considerando, em particular, a classe constituída pelos formandos pelo IFUSP, elabora um questionário como roteiro de entrevista. A amostra pesquisada, composta por indivíduos formados após 1970 e voltados predominantemente para a pesquisa, indica a maioria das disciplinas de Física do currículo como importantes para sua atividade profissional. O desempenho didático do professor também é indicado como forte componente do sucesso das aulas e do grau de aprendizagem. Utiliza a chamada Análise de Correspondências como técnica de estudo de grande parte das respostas.
Palavras Chave
graduação em física; físicos; USP
graduação em física; físicos; USP
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas