Acesso e evasão de estudantes na graduação: a situação do curso de Física na USP.

Título
Acesso e evasão de estudantes na graduação: a situação do curso de Física na USP.
Autor
Fernando Dagnoni Prado
Orientação
Ernst Wolfgang Hamburguer
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1990
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Trata da graduação em Física do Instituto de Física a USP (IFUSP), no contexto do acesso e evasão de estudantes. Apresenta um retrospecto da formação de físicos e professores de Física no país e dados sobre evasão em outros cursos do país e do exterior. Sobre o curso de Física da USP, destaca: a) um histórico da FFCL-USP (1934-1969); b) uma revisão dos estudos efetuados desde 1970; c) o número de ingressantes e formados ao longo do tempo; d) as características do ingressante e do formado; e) as modificações no mecanismo de seleção e de ingresso. Analisa os fatores que exercem influência sobre a evasão e de que forma se correlacionam os critérios do vestibular, a estrutura do curso e o perfil dos estudantes. Como resultados, assinala, entre outros aspectos, a taxa de evasão de estudantes na década de 80, cerca de 45% no sistema brasileiro como um todo, de 40% na USP e de 65% no IFUSP. Conclui que a evasão é um fenômeno universal e não depende unicamente da forma de acesso aos cursos. Faz recomendações gerais visando possíveis soluções para o problema.
Palavras Chave
evasão; estudantes; graduação.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno, Organização da Instituição Escolar