O ensino de Ciências Físicas e a compreensão da realidade; uma experiência metodológica.

Título
O ensino de Ciências Físicas e a compreensão da realidade; uma experiência metodológica.
Autor
Francisco de Borja Lópes de Prado
Orientação
Oder José dos Santos
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1987
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Aponta caminhos para um ensino de Ciências Físicas articulado com a lógica, os interesses e necessidades práticas das camadas subalternas, colocando-o como instrumento que auxilia na compreensão da realidade. A metodologia adotada envolve o resgate da experiência pedagógica do investigador em três níveis: a) percurso de vinte anos de magistério, destacando as experiências inovadoras em cada momento; b) reflexão e análise da experiência pedagógica do mestrado; c) realização da experiência alternativa no 1º e 2º graus. Mostra que: a) há uma profunda contradição entre o objetivo explicitado pela escola e os resultados alcançados por ela; b) o saber gerado na realidade existencial dos alunos é negado (ou ignorado) pela escola; c) os alunos oriundos das camadas subalternas tem uma lógica para aprender fundada numa visão integrada da sua realidade; d) para desenvolver um ensino voltado para o atendimento dessas classes, é preciso tomar como ponto de partida esse saber gerado pela experiência existencial. Assim, o ensino de Ciências Físicas deixa de ser uma simples aquisição de informações, para ser uma contribuição que amplia a compreensão da realidade por essas classes.
Palavras Chave
ensino de ciências físicas;

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física, Geral
Foco Temático
Currículos e Programas