O ensino de Ciências Físicas e a compreensão da realidade; uma experiência metodológica.
Título
O ensino de Ciências Físicas e a compreensão da realidade; uma experiência metodológica.
O ensino de Ciências Físicas e a compreensão da realidade; uma experiência metodológica.
Autor
Francisco de Borja Lópes de Prado
Francisco de Borja Lópes de Prado
Orientação
Oder José dos Santos
Oder José dos Santos
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1987
1987
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Aponta caminhos para um ensino de Ciências Físicas articulado com a lógica, os interesses e necessidades práticas das camadas subalternas, colocando-o como instrumento que auxilia na compreensão da realidade. A metodologia adotada envolve o resgate da experiência pedagógica do investigador em três níveis: a) percurso de vinte anos de magistério, destacando as experiências inovadoras em cada momento; b) reflexão e análise da experiência pedagógica do mestrado; c) realização da experiência alternativa no 1º e 2º graus. Mostra que: a) há uma profunda contradição entre o objetivo explicitado pela escola e os resultados alcançados por ela; b) o saber gerado na realidade existencial dos alunos é negado (ou ignorado) pela escola; c) os alunos oriundos das camadas subalternas tem uma lógica para aprender fundada numa visão integrada da sua realidade; d) para desenvolver um ensino voltado para o atendimento dessas classes, é preciso tomar como ponto de partida esse saber gerado pela experiência existencial. Assim, o ensino de Ciências Físicas deixa de ser uma simples aquisição de informações, para ser uma contribuição que amplia a compreensão da realidade por essas classes.
Aponta caminhos para um ensino de Ciências Físicas articulado com a lógica, os interesses e necessidades práticas das camadas subalternas, colocando-o como instrumento que auxilia na compreensão da realidade. A metodologia adotada envolve o resgate da experiência pedagógica do investigador em três níveis: a) percurso de vinte anos de magistério, destacando as experiências inovadoras em cada momento; b) reflexão e análise da experiência pedagógica do mestrado; c) realização da experiência alternativa no 1º e 2º graus. Mostra que: a) há uma profunda contradição entre o objetivo explicitado pela escola e os resultados alcançados por ela; b) o saber gerado na realidade existencial dos alunos é negado (ou ignorado) pela escola; c) os alunos oriundos das camadas subalternas tem uma lógica para aprender fundada numa visão integrada da sua realidade; d) para desenvolver um ensino voltado para o atendimento dessas classes, é preciso tomar como ponto de partida esse saber gerado pela experiência existencial. Assim, o ensino de Ciências Físicas deixa de ser uma simples aquisição de informações, para ser uma contribuição que amplia a compreensão da realidade por essas classes.
Palavras Chave
ensino de ciências físicas;
ensino de ciências físicas;
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física, Geral
Física, Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas