A eletrostática: o conhecimento possível e o conhecimento aprendido.
Título
A eletrostática: o conhecimento possível e o conhecimento aprendido.
A eletrostática: o conhecimento possível e o conhecimento aprendido.
Autor
Yukimi Horigoshi Pregnolato
Yukimi Horigoshi Pregnolato
Orientação
Luís Carlos de Menezes
Luís Carlos de Menezes
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1994
1994
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Estuda a diferença entre o conhecimento máximo possível que se pode ter de um tópico de Física - a eletrostática - e o conhecimento dele obtido por estudantes do 3o grau, após o processo de ensino. Argumenta que o conhecimento físico é baseado em teorias que envolvem duas faces distintas: uma, mais racional, associada a estruturas conceituais; outra, mais intuitiva, relacionada a uma sensação de intimidade com os conceitos que as constituem. Apresenta a eletrostática como uma subestrutura do eletromagnetismo, uma das mais importantes teorias da Física. Faz um estudo da eletrostática ensinada mediante análises das apresentações deste tópico em livros-texto de 2o e 3o graus comumente empregados, que incorporam propostas curriculares oficiais. Caracteriza o conhecimento aprendido da eletrostática mediante análise do discurso de estudantes e professores de Física a respeito de conteúdos qualitativos da mesma. Aponta que o ensino de Física, tal como atualmente é ministrado, não promove uma parte importante do conhecimento, que está associada a visões de mundo acerca da natureza material. Isso torna difícil que os estudantes se tornem proprietários desse conhecimento e, conseqüentemente, que possam exercer sua criatividade durante e após o processo de educação.
Estuda a diferença entre o conhecimento máximo possível que se pode ter de um tópico de Física - a eletrostática - e o conhecimento dele obtido por estudantes do 3o grau, após o processo de ensino. Argumenta que o conhecimento físico é baseado em teorias que envolvem duas faces distintas: uma, mais racional, associada a estruturas conceituais; outra, mais intuitiva, relacionada a uma sensação de intimidade com os conceitos que as constituem. Apresenta a eletrostática como uma subestrutura do eletromagnetismo, uma das mais importantes teorias da Física. Faz um estudo da eletrostática ensinada mediante análises das apresentações deste tópico em livros-texto de 2o e 3o graus comumente empregados, que incorporam propostas curriculares oficiais. Caracteriza o conhecimento aprendido da eletrostática mediante análise do discurso de estudantes e professores de Física a respeito de conteúdos qualitativos da mesma. Aponta que o ensino de Física, tal como atualmente é ministrado, não promove uma parte importante do conhecimento, que está associada a visões de mundo acerca da natureza material. Isso torna difícil que os estudantes se tornem proprietários desse conhecimento e, conseqüentemente, que possam exercer sua criatividade durante e após o processo de educação.
Palavras Chave
eletrostática; conhecimento.
eletrostática; conhecimento.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Características do Professor, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Características do Professor, Características do Aluno