Brinquedos e jogos no ensino de Física.
Título
Brinquedos e jogos no ensino de Física.
Brinquedos e jogos no ensino de Física.
Autor
Eugênio Maria de França Ramos
Eugênio Maria de França Ramos
Orientação
Norberto Cardoso Ferreira
Norberto Cardoso Ferreira
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1990
1990
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa a possível associação entre aprendizagem, interesse e o comportamento lúdico/exploratório. Estuda a validade de projetar esta associação para os anos de vivência escolar, particularmente na formação do repertório de conhecimento científico do sujeito. Examina como o caráter lúdico vai além de brinquedos e jogos, podendo estar ligado à construção e/ou ao manuseio de dispositivos didáticos. Discute, também, algumas possibilidades lúdicas dos ensino da Física para diferentes níveis cognitivos.
Analisa a possível associação entre aprendizagem, interesse e o comportamento lúdico/exploratório. Estuda a validade de projetar esta associação para os anos de vivência escolar, particularmente na formação do repertório de conhecimento científico do sujeito. Examina como o caráter lúdico vai além de brinquedos e jogos, podendo estar ligado à construção e/ou ao manuseio de dispositivos didáticos. Discute, também, algumas possibilidades lúdicas dos ensino da Física para diferentes níveis cognitivos.
Palavras Chave
Aspectos lúdicos instrumentação material.
Aspectos lúdicos instrumentação material.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos