Concepções alternativas em eletricidade básica.
Título
Concepções alternativas em eletricidade básica.
Concepções alternativas em eletricidade básica.
Autor
Carlos Rinaldi
Carlos Rinaldi
Orientação
Maria Célis Dibar Ure
Maria Célis Dibar Ure
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1989
1989
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Verifica a influência do ensino formal nas concepções alternativas em eletricidade básica, de alunos dos três graus de ensino. Efetua, inicialmente, dois estudos pilotos, objetivando a formulação de uma hipótese de trabalho e a elaboração de um questionário especial. O questionário envolve montagens de circuitos elétricos simples e questões descritivas que evocam o cotidiano dos alunos. Identifica diversos modelos alternativos que indicam o baixo aprendizado de eletricidade em todos os níveis de escolaridade. Em alguns casos, em que as respostas dos alunos parecem se aproximar do conhecimento científico, constata que ocorre um aprimoramento na forma de expressar suas idéias. Faz um estudo complementar, comparando as concepções espontâneas de estudantes universitários brasileiros e estrangeiros, verificando diferenças significativas entre as duas amostras. Conclui que, de uma maneira geral, o atual ensino não tem contribuído para transformar as concepções espontâneas em eletricidade e que, quando os alunos mudam seus modelos alternativos, o fazem quase sempre substituindo por outro alternativo e, em raras situações, pelo modelo científico.
Verifica a influência do ensino formal nas concepções alternativas em eletricidade básica, de alunos dos três graus de ensino. Efetua, inicialmente, dois estudos pilotos, objetivando a formulação de uma hipótese de trabalho e a elaboração de um questionário especial. O questionário envolve montagens de circuitos elétricos simples e questões descritivas que evocam o cotidiano dos alunos. Identifica diversos modelos alternativos que indicam o baixo aprendizado de eletricidade em todos os níveis de escolaridade. Em alguns casos, em que as respostas dos alunos parecem se aproximar do conhecimento científico, constata que ocorre um aprimoramento na forma de expressar suas idéias. Faz um estudo complementar, comparando as concepções espontâneas de estudantes universitários brasileiros e estrangeiros, verificando diferenças significativas entre as duas amostras. Conclui que, de uma maneira geral, o atual ensino não tem contribuído para transformar as concepções espontâneas em eletricidade e que, quando os alunos mudam seus modelos alternativos, o fazem quase sempre substituindo por outro alternativo e, em raras situações, pelo modelo científico.
Palavras Chave
AFS
AFS
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos