Condições atuais e perspectivas do ensino de Química no segundo grau : um estudo em escolas de Natal/RN.

Título
Condições atuais e perspectivas do ensino de Química no segundo grau : um estudo em escolas de Natal/RN.
Autor
Ibiraci Maria Fernandes Rocha
Orientação
Merion Campos Bordas
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
1988
Cidade / UF
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Objetiva identificar diferentes aspectos que interferem nos sentimentos de alunos em relação ao ensino de Química nas 3as séries do 2o grau de três escolas, sendo duas públicas e uma particular, da cidade de Natal/RN. Apresenta os dados, coletados por meio de entrevistas e observações em sala de aula, os quais evidenciam o predomínio da atitude desfavorável dos alunos em relação à disciplina, descrita como complexa, difícil e desvinculada da realidade cotidiana. Constata que tais resultados confirmam, mais uma vez, a urgente necessidade de transformar radicalmente o ensino da Química tanto no 2o grau quanto em nível de formação de professores, buscando torná-lo um elemento efetivo de uma educação crítica e emancipadora.
Palavras Chave
Ensino de química; ensino experimental; ensino de 2 grau.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno