Adoção e implementação de um programa inovador em escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro : uma experiência e muitas lições.
Título
Adoção e implementação de um programa inovador em escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro : uma experiência e muitas lições.
Adoção e implementação de um programa inovador em escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro : uma experiência e muitas lições.
Autor
Riva Roitman
Riva Roitman
Orientação
Nélio Parra
Nélio Parra
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1989
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Consiste na introdução e implementação do microcomputador no ensino de 2o grau, que está sendo concretizado no experimento-piloto do EDUCOM/UFRJ para uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, em 1985 e 1988. Acompanhando as aulas no laboratório de micros, reuniões de professores e reuniões para elaboração do material didático específico, faz observações sistemáticas e participantes, com também entrevistas informais com os professores. As entrevistas foram direcionadas para observar a aceitação do programa, percepção das mudanças ocorridas no CESA, alunos e professores e, percepção de problemas. Apresenta as transformações que o microcomputador provoca na educação, assim como as vantagens e limitações do computador na escola. Descreve as circunstâncias em que o experimento-piloto foi criado e seus postulados básicos. Mostra como foi a implementação do programa no colégio selecionado e as adaptações que foram feitas mediante as sugestões da literatura.
Consiste na introdução e implementação do microcomputador no ensino de 2o grau, que está sendo concretizado no experimento-piloto do EDUCOM/UFRJ para uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, em 1985 e 1988. Acompanhando as aulas no laboratório de micros, reuniões de professores e reuniões para elaboração do material didático específico, faz observações sistemáticas e participantes, com também entrevistas informais com os professores. As entrevistas foram direcionadas para observar a aceitação do programa, percepção das mudanças ocorridas no CESA, alunos e professores e, percepção de problemas. Apresenta as transformações que o microcomputador provoca na educação, assim como as vantagens e limitações do computador na escola. Descreve as circunstâncias em que o experimento-piloto foi criado e seus postulados básicos. Mostra como foi a implementação do programa no colégio selecionado e as adaptações que foram feitas mediante as sugestões da literatura.
Palavras Chave
microcomputador; 2º grau
microcomputador; 2º grau
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas