Concepções do professor sobre seu papel mediador na construção do conhecimento do conceito ÁTOMO
Título
Concepções do professor sobre seu papel mediador na construção do conhecimento do conceito ÁTOMO
Concepções do professor sobre seu papel mediador na construção do conhecimento do conceito ÁTOMO
Autor
Lilavate Izapovitz Romanelli
Lilavate Izapovitz Romanelli
Orientação
Maria Cecília Rafael de Góes
Maria Cecília Rafael de Góes
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1992
1992
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Investiga a forma pela qual o professor concebe o seu papel de mediação no processo de conhecimento que se desenvolve na apropriação pelo aluno do conceito átomo. Coleta dados por meio de transcrição de aulas sobre o átomo, de três professores de escolas públicas, questionário e entrevistas aplicados aos alunos após o ensino sobre o átomo e entrevistas com cada professor. Nestas entrevistas, apresenta ao professor os dados já coletados sobre o ensino e a aprendizagem relativamente à unidade focalizada. Efetua análise proposicional tanto das aulas quanto das respostas dos alunos e análise de conteúdo das falas do professor nos encontros. Procura, então, diagnosticar a percepção dos professores sobre seu papel no processo, através da investigação de suas concepções de ensino, de aprendizagem e do conceito átomo. Na consideração dos dados de aprendizagem, os professores apresentam baixa reflexividade quanto aos aspectos afeitos ao processo ensino-aprendizagem, tendendo a justificar as concepções dos alunos a causas externas à sua própria ação pedagógica. Os professores não apresentam evidências de que compreendem como se estabelecem as relações entre os elementos professor, aluno e objeto de conhecimento, enquanto processo de co-construção. Observa, ainda, uma tendência do professor a tratar o átomo em termos factuais, negligenciando seu caráter de modelo e sua natureza de alta generalidade.
Investiga a forma pela qual o professor concebe o seu papel de mediação no processo de conhecimento que se desenvolve na apropriação pelo aluno do conceito átomo. Coleta dados por meio de transcrição de aulas sobre o átomo, de três professores de escolas públicas, questionário e entrevistas aplicados aos alunos após o ensino sobre o átomo e entrevistas com cada professor. Nestas entrevistas, apresenta ao professor os dados já coletados sobre o ensino e a aprendizagem relativamente à unidade focalizada. Efetua análise proposicional tanto das aulas quanto das respostas dos alunos e análise de conteúdo das falas do professor nos encontros. Procura, então, diagnosticar a percepção dos professores sobre seu papel no processo, através da investigação de suas concepções de ensino, de aprendizagem e do conceito átomo. Na consideração dos dados de aprendizagem, os professores apresentam baixa reflexividade quanto aos aspectos afeitos ao processo ensino-aprendizagem, tendendo a justificar as concepções dos alunos a causas externas à sua própria ação pedagógica. Os professores não apresentam evidências de que compreendem como se estabelecem as relações entre os elementos professor, aluno e objeto de conhecimento, enquanto processo de co-construção. Observa, ainda, uma tendência do professor a tratar o átomo em termos factuais, negligenciando seu caráter de modelo e sua natureza de alta generalidade.
Palavras Chave
ensino; conceito de átomo; concepção
ensino; conceito de átomo; concepção
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Características do Professor, Características do Aluno