Uma análise das características cognitivas dos solucionadores de problemas de Física.
Título
Uma análise das características cognitivas dos solucionadores de problemas de Física.
Uma análise das características cognitivas dos solucionadores de problemas de Física.
Autor
Paulo Ricardo da Silva Rosa
Paulo Ricardo da Silva Rosa
Orientação
Marco Antônio Moreira
Marco Antônio Moreira
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1987
1987
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Investiga as características cognitivas envolvidas na solução de problemas de Física. Compara dois grupos de estudantes, previamente diferenciados entre bons e maus solucionadores de problemas, e aplica a ambos entrevistas e dois tipos de teste de associação numérica e escrita de conceitos. Faz uma análise lógico-proposicional das entrevistas e, com os testes, um escalonamento multidimensional e uma análise de agrupamentos hierárquicos. Identifica, nas entrevistas, diferenças apenas no modo como os estudantes procuram encontrar a solução de um problema. Já o teste de associação escrita de conceitos mostra que bons solucionadores tentam agrupar os conceitos usando o critério de operacionalidade. Por outro lado, o teste de associação numérica não revela diferenças. Conclui que não foi possível encontrar, a nível estrutural, um fator que diferenciasse os dois grupos de forma clara e definitiva. Credita as diferenças encontradas essencialmente a um maior ou menor treinamento do estudante na solução de um tipo de problema específico. Faz recomendações quanto aos métodos de avaliação empregados nos cursos.
Investiga as características cognitivas envolvidas na solução de problemas de Física. Compara dois grupos de estudantes, previamente diferenciados entre bons e maus solucionadores de problemas, e aplica a ambos entrevistas e dois tipos de teste de associação numérica e escrita de conceitos. Faz uma análise lógico-proposicional das entrevistas e, com os testes, um escalonamento multidimensional e uma análise de agrupamentos hierárquicos. Identifica, nas entrevistas, diferenças apenas no modo como os estudantes procuram encontrar a solução de um problema. Já o teste de associação escrita de conceitos mostra que bons solucionadores tentam agrupar os conceitos usando o critério de operacionalidade. Por outro lado, o teste de associação numérica não revela diferenças. Conclui que não foi possível encontrar, a nível estrutural, um fator que diferenciasse os dois grupos de forma clara e definitiva. Credita as diferenças encontradas essencialmente a um maior ou menor treinamento do estudante na solução de um tipo de problema específico. Faz recomendações quanto aos métodos de avaliação empregados nos cursos.
Palavras Chave
características cognitivas; problemas de física; solucionador.
características cognitivas; problemas de física; solucionador.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Características do Aluno