Pensamento operatório formal e o ensino de exercícios de ecologia: um estudo de caso.
Título
Pensamento operatório formal e o ensino de exercícios de ecologia: um estudo de caso.
Pensamento operatório formal e o ensino de exercícios de ecologia: um estudo de caso.
Autor
Ademir José Rosso
Ademir José Rosso
Orientação
José Erno Talgieber
José Erno Talgieber
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
1993
1993
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Estudo de caso sobre o pensamento operatório formal desenvolvido junto aos calouros do Curso de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina, para compreender intensivamente a manifestação e o funcionamento de algumas estruturas mentais do pensamento operatório formal em situações de ensino-aprendizagem. Busca deslocar os conhecimentos do pensamento operatório formal do plano teórico para o dia-a-dia do ensino das disciplinas biológicas, tendo como pano de fundo o enfoque ecológico e o desenvolvimento das estruturas formais. Utiliza passagens de aulas, provas e testes escritos e entrevista clínica como instrumento de pesquisa, buscando a coerência interna entre eles do ponto de vista clínico, auxiliados pela análise de conteúdo. Afirma, como tese, que o ensino das disciplinas biológicas que garante desequilibrações, associadas a procedimentos operatórios, favorece a construção ativa de conhecimentos e o desenvolvimento mental.
Estudo de caso sobre o pensamento operatório formal desenvolvido junto aos calouros do Curso de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina, para compreender intensivamente a manifestação e o funcionamento de algumas estruturas mentais do pensamento operatório formal em situações de ensino-aprendizagem. Busca deslocar os conhecimentos do pensamento operatório formal do plano teórico para o dia-a-dia do ensino das disciplinas biológicas, tendo como pano de fundo o enfoque ecológico e o desenvolvimento das estruturas formais. Utiliza passagens de aulas, provas e testes escritos e entrevista clínica como instrumento de pesquisa, buscando a coerência interna entre eles do ponto de vista clínico, auxiliados pela análise de conteúdo. Afirma, como tese, que o ensino das disciplinas biológicas que garante desequilibrações, associadas a procedimentos operatórios, favorece a construção ativa de conhecimentos e o desenvolvimento mental.
Palavras Chave
ensino de biologia; pensamento operatório; formal ensino de
ensino de biologia; pensamento operatório; formal ensino de
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Características do Aluno