O papel de explicação causal no ensino de Física
Título
O papel de explicação causal no ensino de Física
O papel de explicação causal no ensino de Física
Autor
Rodinei Loureço Rovigatti
Rodinei Loureço Rovigatti
Orientação
Alberto Villani
Alberto Villani
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1987
1987
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A predominância no ensino de Física, nos vários níveis, do formalismo matemático desvinculado da procura e da discussão do significado físico subjacente, revela fortes analogias com o programa empirista e positivista de limitar o papel da ciência à busca de leis físico-matemáticas, desprezando a tendência a procurar as causas mais profundas dos fenômenos. Pretende, assim, fornecer subsídios para a compreensão da problemática do ensino de Física e para o encaminhamento de propostas alternativas. Analisa historicamente o debate sobre o papel da causalidade em Física e chega à discussão da natureza da explicação científica. Enfatiza a análise epistemológica piagetiana da causalidade no desenvolvimento do conhecimento, desde as elaborações precoces das crianças até as formas mais sofisticadas do pensamento científico. Sugere mudanças na prática didática. Apresenta um texto sobre a evolução histórica das explicações dos movimentos terrestres e celestes, desde os gregos até Newton.
A predominância no ensino de Física, nos vários níveis, do formalismo matemático desvinculado da procura e da discussão do significado físico subjacente, revela fortes analogias com o programa empirista e positivista de limitar o papel da ciência à busca de leis físico-matemáticas, desprezando a tendência a procurar as causas mais profundas dos fenômenos. Pretende, assim, fornecer subsídios para a compreensão da problemática do ensino de Física e para o encaminhamento de propostas alternativas. Analisa historicamente o debate sobre o papel da causalidade em Física e chega à discussão da natureza da explicação científica. Enfatiza a análise epistemológica piagetiana da causalidade no desenvolvimento do conhecimento, desde as elaborações precoces das crianças até as formas mais sofisticadas do pensamento científico. Sugere mudanças na prática didática. Apresenta um texto sobre a evolução histórica das explicações dos movimentos terrestres e celestes, desde os gregos até Newton.
Palavras Chave
ensino de Física
ensino de Física
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos, História da Ciência, Filosofia da Ciência
Formação de Conceitos, História da Ciência, Filosofia da Ciência