Análise do projeto FAI: uma proposta de um curso de Física Auto-Instrutivo para o 2o grau.
Título
Análise do projeto FAI: uma proposta de um curso de Física Auto-Instrutivo para o 2o grau.
Análise do projeto FAI: uma proposta de um curso de Física Auto-Instrutivo para o 2o grau.
Autor
Fuad Daher Saad
Fuad Daher Saad
Orientação
Ivan Cunha Nascimento
Ivan Cunha Nascimento
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1977
1977
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Relata uma experiência iniciada em 1970, no campo do ensino de Física para estudantes do 2º grau, mediante a elaboração e utilização do Projeto de Ensino FAI, cujo objetivo foi o de viabilizar a utilização de um sistema auto-instrutivo baseado nos princípios da tecnologia educacional. Faz uma análise sumária das condições de ensino reinantes na maioria das escolas de 2º grau, em seus múltiplos aspectos: textos utilizados, métodos de ensino, professores, alunos, programas e recursos materiais. Enfatiza a necessidade de se utilizar métodos ativos de ensino nos quais o aluno, e não o professor, ocupe o centro do sistema educacional. Descreve o projeto FAI, seus objetivos, forma de utilização e forma de elaboração. Discute o papel do laboratório, problemas referentes ao ensino da Física e à lei 5692/71, sendo também levantadas algumas questões com relação ao ensino programado. Faz algumas considerações acerca do papel desempenhado pelos professores de ensino e problemas ligados às inovações no campo educacional. Apresenta alguns resultados obtidos em termos da aceitação do projeto FAI em si e, também da utilização do método auto-instrutivo e sua repercussão em outras áreas. Finalmente, destaca a importância do envolvimento de físicos no campo da pesquisa em ensino e, a contribuição que poderão emprestar através da elaboração de recursos instrucionais, fundamentados em princípios científicos e tecnológicos.
Relata uma experiência iniciada em 1970, no campo do ensino de Física para estudantes do 2º grau, mediante a elaboração e utilização do Projeto de Ensino FAI, cujo objetivo foi o de viabilizar a utilização de um sistema auto-instrutivo baseado nos princípios da tecnologia educacional. Faz uma análise sumária das condições de ensino reinantes na maioria das escolas de 2º grau, em seus múltiplos aspectos: textos utilizados, métodos de ensino, professores, alunos, programas e recursos materiais. Enfatiza a necessidade de se utilizar métodos ativos de ensino nos quais o aluno, e não o professor, ocupe o centro do sistema educacional. Descreve o projeto FAI, seus objetivos, forma de utilização e forma de elaboração. Discute o papel do laboratório, problemas referentes ao ensino da Física e à lei 5692/71, sendo também levantadas algumas questões com relação ao ensino programado. Faz algumas considerações acerca do papel desempenhado pelos professores de ensino e problemas ligados às inovações no campo educacional. Apresenta alguns resultados obtidos em termos da aceitação do projeto FAI em si e, também da utilização do método auto-instrutivo e sua repercussão em outras áreas. Finalmente, destaca a importância do envolvimento de físicos no campo da pesquisa em ensino e, a contribuição que poderão emprestar através da elaboração de recursos instrucionais, fundamentados em princípios científicos e tecnológicos.
Palavras Chave
ensino de Física; 2º grau; projeto FAI
ensino de Física; 2º grau; projeto FAI
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas