O laboratório didático de Física no ensino experimental: um estudo visando a viabilidade de novas abordagens.
Título
O laboratório didático de Física no ensino experimental: um estudo visando a viabilidade de novas abordagens.
O laboratório didático de Física no ensino experimental: um estudo visando a viabilidade de novas abordagens.
Autor
Fuad Daher Saad
Fuad Daher Saad
Orientação
Nélio Parra
Nélio Parra
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1983
1983
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Apresenta o desenvolvimento de um estudo sobre o Laboratório Didático e as atividades experimentais nele desenvolvidas nos diversos níveis de ensino, objetivando contribuir para um melhor entendimento do assunto. As características básicas, dificuldades e novas abordagens metodológicas para o ensino experimental são analisadas dentro do atual contexto educacional, bem como constituindo parte integrante de um curso de Física. Procura identificar alguns pressupostos sobre os quais a maioria das atividades experimentais em cursos formais se apóiam. Em particular, analisa as pretensões de se ensinar Física através de experimentos, o método científico e o problema da formação científica dos estudantes. A atividade experimental no ensino e pesquisa é analisada, bem como sua evolução histórica e a importância da chamada experiência mental. Enfatiza o papel cultural da atividade experimental e sua importância como uma espécie de exercício experimental. Discute sobre a inexistência, até o presente momento, de metodologias universais válidas para as atividades experimentais, com o objetivo de se justificar o modelo apresentado na forma de uma proposta a ser empiricamente validada, bem como a sugestão de novos estudos ou novos enfoques. Procura distinguir os aspectos culturais da atividade experimental das preocupações formativas de futuros investigadores. Propõe, então, um modelo de Laboratório Didático para um Curso Básico de Física, apoiado num espectro amplo de atividades, descrevendo como foram concretizadas no Instituto de Física da USP. Por fim, apresenta considerações de docentes e estudantes participantes da experimentação.
Apresenta o desenvolvimento de um estudo sobre o Laboratório Didático e as atividades experimentais nele desenvolvidas nos diversos níveis de ensino, objetivando contribuir para um melhor entendimento do assunto. As características básicas, dificuldades e novas abordagens metodológicas para o ensino experimental são analisadas dentro do atual contexto educacional, bem como constituindo parte integrante de um curso de Física. Procura identificar alguns pressupostos sobre os quais a maioria das atividades experimentais em cursos formais se apóiam. Em particular, analisa as pretensões de se ensinar Física através de experimentos, o método científico e o problema da formação científica dos estudantes. A atividade experimental no ensino e pesquisa é analisada, bem como sua evolução histórica e a importância da chamada experiência mental. Enfatiza o papel cultural da atividade experimental e sua importância como uma espécie de exercício experimental. Discute sobre a inexistência, até o presente momento, de metodologias universais válidas para as atividades experimentais, com o objetivo de se justificar o modelo apresentado na forma de uma proposta a ser empiricamente validada, bem como a sugestão de novos estudos ou novos enfoques. Procura distinguir os aspectos culturais da atividade experimental das preocupações formativas de futuros investigadores. Propõe, então, um modelo de Laboratório Didático para um Curso Básico de Física, apoiado num espectro amplo de atividades, descrevendo como foram concretizadas no Instituto de Física da USP. Por fim, apresenta considerações de docentes e estudantes participantes da experimentação.
Palavras Chave
Laboratorio didático; física
Laboratorio didático; física
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método