Repensando o ensino de Física e seus problemas: sua instrumentação e sua tecnologia da educação.

Título
Repensando o ensino de Física e seus problemas: sua instrumentação e sua tecnologia da educação.
Autor
Fuad Daher Saad
Orientação
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1990
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Apresenta o desenvolvimento de um estudo sobre o papel que vem desempenhando a Instrumentação e a Tecnologia do Ensino de Física dentro do contexto educacional brasileiro. Faz um estudo-diagnóstico dos problemas enfrentados pelo ensino de Física, em todos os níveis, inserido num contexto cultural mais amplo no qual associa-se a palavra crise. Discute sobre a necessidade de enfocar o problema educacional como um todo, dentro de uma concepção holística e derivar, a partir destes estudos, soluções particulares. Discute um modelo para representar o desenvolvimento cultural que a história registra e a partir dele repensar o ensino, como um todo, a instrumentação e a tecnologia do ensino como elementos de apoio. Destaca o fato de que simples alterações curriculares e metodológicas não são suficientes para o desenvolvimento dos atuais cursos, mas o que se necessita é romper com a atual concepção de escola e currículos. Alterar os atuais limites impostos ao ensino e inserir a escola no seu universo cultural é uma conseqüência do modelo desenvolvido. A partir de estudos e modelo projetado para melhor situar o papel das disciplinas de apoio, procura fazer frente aos desafios que a educação como um todo experimenta, face ao universo de conhecimentos que está inserida e que não consegue e não pode transportar, de forma eficiente, parte significativa do mesmo para a sala de aula.
Palavras Chave
ensino de física; instrumentação; tecnologia da educação.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas