Ciência viva: para perder o medo de criar
Título
Ciência viva: para perder o medo de criar
Ciência viva: para perder o medo de criar
Autor
Carlos Hiroo Saito
Carlos Hiroo Saito
Orientação
Balina Bello Lima
Balina Bello Lima
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1990
1990
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Apresenta inicialmente os mecanismos pelos quais a sociedade deforma a consciência das pessoas, obtendo com isso a manutenção do status quo. O modelo teórico adotado é baseado em Freud e Piaget. Discute como superar este estado, dando às pessoas a real consciência acerca de sua realidade e como a educação pode contribuir para isso. A experiência do educador brasileiro Paulo Freire é também tomada como base para resposta. Finalmente, três blocos de atividades em ensino de Ciências são descritos, tomadas tanto do Espaço Ciência Viva quanto da experiência pessoal do autor, com o objetivo de detalhar um método que corresponda à proposta teórica.
Apresenta inicialmente os mecanismos pelos quais a sociedade deforma a consciência das pessoas, obtendo com isso a manutenção do status quo. O modelo teórico adotado é baseado em Freud e Piaget. Discute como superar este estado, dando às pessoas a real consciência acerca de sua realidade e como a educação pode contribuir para isso. A experiência do educador brasileiro Paulo Freire é também tomada como base para resposta. Finalmente, três blocos de atividades em ensino de Ciências são descritos, tomadas tanto do Espaço Ciência Viva quanto da experiência pessoal do autor, com o objetivo de detalhar um método que corresponda à proposta teórica.
Palavras Chave
ciência viva; ensino; criatividade
ciência viva; ensino; criatividade
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método