Avaliação do grau de eficácia de práticas de laboratório seqüenciais no atingimento de objetivos relacionados aos domínios afetivo e cognitivo.
Título
Avaliação do grau de eficácia de práticas de laboratório seqüenciais no atingimento de objetivos relacionados aos domínios afetivo e cognitivo.
Avaliação do grau de eficácia de práticas de laboratório seqüenciais no atingimento de objetivos relacionados aos domínios afetivo e cognitivo.
Autor
Marylena Barreiros Salazar
Marylena Barreiros Salazar
Orientação
Fernando Bessa de Almeida
Fernando Bessa de Almeida
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1978
1978
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Considera o laboratório como característica distinta da instrução, nos novos currículos científicos. Propõe que nova modalidade de práticas de laboratório faça convergir método e espírito científico. Avalia a eficácia de práticas de laboratório seqüenciais quanto ao atingimento de objetivos relacionados aos domínios cognitivo e afetivo. São estabelecidos critérios percentuais como estimativa do atingimento destes objetivos. Para verificar as características do domínio afetivo, para aluno de práticas de laboratório seqüenciais, e em relação a elas, é construído um instrumento em forma de escala ordinal do tipo Likert, com cinco gradações. A validade do conteúdo destes instrumentos é obtida através do julgamento realizado por painel de especialistas, para medida das características avaliadas. Os resultados indicam estabelecimento de habilidades, manipulação, comunicativa, organizacional, exploratória, capacidades cognitivas, pensamento crítico, “problem solving”, análise, síntese, tomada de decisão, criatividade; a par da compreensão do método científico e interdisciplinariedade. Sugere pesquisas subseqüentes para ampliar o âmbito das conclusões positivas sobre as práticas de laboratório seqüenciais.
Considera o laboratório como característica distinta da instrução, nos novos currículos científicos. Propõe que nova modalidade de práticas de laboratório faça convergir método e espírito científico. Avalia a eficácia de práticas de laboratório seqüenciais quanto ao atingimento de objetivos relacionados aos domínios cognitivo e afetivo. São estabelecidos critérios percentuais como estimativa do atingimento destes objetivos. Para verificar as características do domínio afetivo, para aluno de práticas de laboratório seqüenciais, e em relação a elas, é construído um instrumento em forma de escala ordinal do tipo Likert, com cinco gradações. A validade do conteúdo destes instrumentos é obtida através do julgamento realizado por painel de especialistas, para medida das características avaliadas. Os resultados indicam estabelecimento de habilidades, manipulação, comunicativa, organizacional, exploratória, capacidades cognitivas, pensamento crítico, “problem solving”, análise, síntese, tomada de decisão, criatividade; a par da compreensão do método científico e interdisciplinariedade. Sugere pesquisas subseqüentes para ampliar o âmbito das conclusões positivas sobre as práticas de laboratório seqüenciais.
Palavras Chave
laboratório; práticas de laboratório; ciências
laboratório; práticas de laboratório; ciências
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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