Uma estrutura para um projeto de ensino de Física centrado no conceito de campo.

Título
Uma estrutura para um projeto de ensino de Física centrado no conceito de campo.
Autor
Antônio Paulo Salvetti Filho
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1983
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Apresenta um projeto de curso de Física, para nível médio, centrado no conceito unificador de campo. Compatibiliza a estrutura proposta com um esquema teórico-dedutivo, exemplificando e sugerindo condutas adequadas nos pontos mais importantes de suas subdivisões. O curso está estruturado do seguinte modo: 1. o movimento; 2. a relatividade; 3. o campo de força; 4. ondas e partículas; 5. o campo da relatividade geral. Ao final da descrição de cada parte do curso, aponta cinco vantagens do mesmo: 1º) um curso como este pode propiciar uma visão geral da Física e uma visão panorâmica da Ciência, na medida em que se conseguir romper a tradicional barreira do século XX; 2º) o curso pode resolver o problema da fragmentação do conteúdo, pois todos os conteúdos tratados convergem para um conceito central; 3º) o curso pode facilitar o diálogo professor-aluno, no que se refere aos aspectos precisão e clareza da linguagem, bem como pode favorecer o desenvolvimento de uma atitude crítica e especulativa, por parte do estudante, frente à Física e à Ciência em geral; 4º) a estrutura do curso pode ser utilizada em outro nível de ensino que não o nível médio; 5º) este curso pode contribuir, em muito, na "popularização" da Ciência.
Palavras Chave
ensino de física; conceito de campo; conceito unificador de campo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas