Um estudo sobre o ensino de laboratório de Física em escolas de 2o grau.
Título
Um estudo sobre o ensino de laboratório de Física em escolas de 2o grau.
Um estudo sobre o ensino de laboratório de Física em escolas de 2o grau.
Autor
Arion de Castro Kurtz dos Santos
Arion de Castro Kurtz dos Santos
Orientação
Marco Antônio Moreira
Marco Antônio Moreira
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1985
1985
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Apresenta uma revisão de literatura sobre as condições de ensino de Física na escola secundária antes e após a reforma do ensino (Lei 5692/71). Mediante entrevistas com professores e visitas aos laboratórios das escolas, faz um levantamento da situação do ensino de Física e em particular do ensino de laboratório de Física ministrado em escolas do 2º grau de Porto Alegre. Relata três estudos feitos nessa área, com a finalidade de comparar o ensino expositivo acompanhado de experiências de laboratório com o ensino exclusivamente teórico, em termos de uso e aquisição de conteúdo cognitivo, bem como mudança de atitude do aluno com relação à Física. Os resultados sugerem que, mediante a utilização de testes não convencionais, são encontradas diferenças significativas a favor do ensino com laboratório, para aquisição de conteúdo cognitivo. Não foram encontradas diferenças significativas com respeito a mudanças de atitude dos alunos com relação à Física.
Apresenta uma revisão de literatura sobre as condições de ensino de Física na escola secundária antes e após a reforma do ensino (Lei 5692/71). Mediante entrevistas com professores e visitas aos laboratórios das escolas, faz um levantamento da situação do ensino de Física e em particular do ensino de laboratório de Física ministrado em escolas do 2º grau de Porto Alegre. Relata três estudos feitos nessa área, com a finalidade de comparar o ensino expositivo acompanhado de experiências de laboratório com o ensino exclusivamente teórico, em termos de uso e aquisição de conteúdo cognitivo, bem como mudança de atitude do aluno com relação à Física. Os resultados sugerem que, mediante a utilização de testes não convencionais, são encontradas diferenças significativas a favor do ensino com laboratório, para aquisição de conteúdo cognitivo. Não foram encontradas diferenças significativas com respeito a mudanças de atitude dos alunos com relação à Física.
Palavras Chave
laboratório de física; 2ºgrau; ensino de física.
laboratório de física; 2ºgrau; ensino de física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Organização da Instituição Escolar
Conteúdo-Método, Organização da Instituição Escolar