A metodologia de resolução de problemas como atividade de investigação: um instrumento de mudança didática.

Título
A metodologia de resolução de problemas como atividade de investigação: um instrumento de mudança didática.
Autor
Marly da Silva Santos
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1993
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Enfoca a sondagem das práticas pedagógicas de professores de 2o grau, no ensino de Física, na busca de indicativos de mudança didática oportunizada pela aplicação de uma metodologia de resolução de problemas como atividade de investigação. Essa mudança didática substanciada em revisão teórica pertinente e atualizada, é entendida como sinais exteriorizados de renovação e aperfeiçoamento das atividades docentes, quando nas sucessivas situações e vivência com a proposta. Entre as manifestações consideradas como sendo representativas daquilo que se convencionou chamar de indicativos de mudança constam capacidade de saber conceder autonomia e/ou liberdade de ação e/ou expressão dos alunos, modo de formular perguntas, habilidade de propiciar o trabalho em grupo e/ou socialização da discussão, tendência em estimular e valorizar a participação dos alunos nas atividades, e, segurança em tentar superar uma natural sensação nova, esta, no caso, considerada como o impacto dos primeiros contatos com a experiência na sala de aula. Discute um processo de levantamento da realidade apoiado no paradigma teórico-construtivista do conhecimento, por sua vez consolidado em concepções teóricas de uma nova alternativa metodológica defendida por diversos autores nas últimas décadas. Registra evidências de evolução, apontando para significativas mudanças didáticas - enquanto concretização de uma vertente gerada pelo redimensionamento construtivista do fazer pedagógico - além de uma tendência paralelamente crescente de superação das práticas e concepções tradicionais/empiristas.
Palavras Chave
resolução de problemas; mudanças didática; indicativo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor