A transferência de aprendizagem como objetivo explícito de currículos - um curso de eletricidade visando à transferência de aprendizagem.
Título
A transferência de aprendizagem como objetivo explícito de currículos - um curso de eletricidade visando à transferência de aprendizagem.
A transferência de aprendizagem como objetivo explícito de currículos - um curso de eletricidade visando à transferência de aprendizagem.
Autor
Plínio Hugo Meneghini dos Santos
Plínio Hugo Meneghini dos Santos
Orientação
Ernst Wolfgang Hamburguer
Ernst Wolfgang Hamburguer
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1976
1976
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Discute a Transferência de Aprendizagem e a importância de ser incluída como objetivo explícito de currículos científicos. Estuda o conceito de Transferência segundo as várias teorias e indica o ponto de vista adotado a respeito do assunto. Descreve o "Projeto de Ciência Mobral/FUNBEC", especialmente sua unidade Eletricidade. Esse projeto é um currículo destinado a alunos recém-alfabetizados, para ser utilizado no curso de Educação Integrada que é oferecido pelo Mobral, logo após o período de alfabetização. A unidade de Eletricidade é quase auto-instrutiva e compreende a utilização de textos e de um conjunto experimental simples composto por pilhas, lâmpada de lanterna, um pequeno modelo de casa de papelão, fios, etc. O conteúdo da unidade refere-se à instalação elétrica de uma casa. Consta do trabalho a aplicação do Projeto em duas classes da periferia de São Paulo e avaliação dos alunos quanto à aprendizagem imediata. Finalmente, é descrita a avaliação da Unidade de Eletricidade sob o aspecto da transferência para a vida extra-escolar. Após estudar a Unidade, o aluno é colocado frente ao problema de instalar uma casa de tamanho quase real, utilizando materiais próprios para a instalação elétrica residencial.
Discute a Transferência de Aprendizagem e a importância de ser incluída como objetivo explícito de currículos científicos. Estuda o conceito de Transferência segundo as várias teorias e indica o ponto de vista adotado a respeito do assunto. Descreve o "Projeto de Ciência Mobral/FUNBEC", especialmente sua unidade Eletricidade. Esse projeto é um currículo destinado a alunos recém-alfabetizados, para ser utilizado no curso de Educação Integrada que é oferecido pelo Mobral, logo após o período de alfabetização. A unidade de Eletricidade é quase auto-instrutiva e compreende a utilização de textos e de um conjunto experimental simples composto por pilhas, lâmpada de lanterna, um pequeno modelo de casa de papelão, fios, etc. O conteúdo da unidade refere-se à instalação elétrica de uma casa. Consta do trabalho a aplicação do Projeto em duas classes da periferia de São Paulo e avaliação dos alunos quanto à aprendizagem imediata. Finalmente, é descrita a avaliação da Unidade de Eletricidade sob o aspecto da transferência para a vida extra-escolar. Após estudar a Unidade, o aluno é colocado frente ao problema de instalar uma casa de tamanho quase real, utilizando materiais próprios para a instalação elétrica residencial.
Palavras Chave
Transferência de aprendizagem; currículo
Transferência de aprendizagem; currículo
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas