O ensino de Química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira.
Título
O ensino de Química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira.
O ensino de Química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira.
Autor
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1992
1992
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Caracteriza o ensino de Química para formar o cidadão e estabelece as condições necessárias para a sua implantação na escola secundária brasileira. Para isto, analisa proposições de educadores químicos brasileiros obtidas mediante entrevistas semi-estruturadas, aplicação de questionários e análise de conteúdo de seus significados. Faz também revisão de literatura sobre o ensino de Ciência-Tecnologia-Sociedade em oito periódicos internacionais. O ensino em questão foi caracterizado pela contextualização social do seu conteúdo, por meio da adoção de temas químicos sociais e pelo objetivo de desenvolvimento de atitudes próprias do cidadão, como a capacidade de tomada de decisão. Como principais condições para a sua implantação foram estabelecidas a necessidade da elaboração de materiais de ensino e da preparação de professores. Nas considerações finais delineia os princípios gerais do citado ensino, discute a pertinência de adaptações de projetos estrangeiros de Ciência-Tecnolgia-Sociedade para o contexto nacional, compara aquele ensino com as propostas socializantes dos pedagogos brasileiros e demonstra ser este ensino um novo paradigma educacional em construção.
Caracteriza o ensino de Química para formar o cidadão e estabelece as condições necessárias para a sua implantação na escola secundária brasileira. Para isto, analisa proposições de educadores químicos brasileiros obtidas mediante entrevistas semi-estruturadas, aplicação de questionários e análise de conteúdo de seus significados. Faz também revisão de literatura sobre o ensino de Ciência-Tecnologia-Sociedade em oito periódicos internacionais. O ensino em questão foi caracterizado pela contextualização social do seu conteúdo, por meio da adoção de temas químicos sociais e pelo objetivo de desenvolvimento de atitudes próprias do cidadão, como a capacidade de tomada de decisão. Como principais condições para a sua implantação foram estabelecidas a necessidade da elaboração de materiais de ensino e da preparação de professores. Nas considerações finais delineia os princípios gerais do citado ensino, discute a pertinência de adaptações de projetos estrangeiros de Ciência-Tecnolgia-Sociedade para o contexto nacional, compara aquele ensino com as propostas socializantes dos pedagogos brasileiros e demonstra ser este ensino um novo paradigma educacional em construção.
Palavras Chave
ensino media; ensino de química; cidadania.
ensino media; ensino de química; cidadania.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas