O ensino de Química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira.

Título
O ensino de Química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira.
Autor
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1992
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Caracteriza o ensino de Química para formar o cidadão e estabelece as condições necessárias para a sua implantação na escola secundária brasileira. Para isto, analisa proposições de educadores químicos brasileiros obtidas mediante entrevistas semi-estruturadas, aplicação de questionários e análise de conteúdo de seus significados. Faz também revisão de literatura sobre o ensino de Ciência-Tecnologia-Sociedade em oito periódicos internacionais. O ensino em questão foi caracterizado pela contextualização social do seu conteúdo, por meio da adoção de temas químicos sociais e pelo objetivo de desenvolvimento de atitudes próprias do cidadão, como a capacidade de tomada de decisão. Como principais condições para a sua implantação foram estabelecidas a necessidade da elaboração de materiais de ensino e da preparação de professores. Nas considerações finais delineia os princípios gerais do citado ensino, discute a pertinência de adaptações de projetos estrangeiros de Ciência-Tecnolgia-Sociedade para o contexto nacional, compara aquele ensino com as propostas socializantes dos pedagogos brasileiros e demonstra ser este ensino um novo paradigma educacional em construção.
Palavras Chave
ensino media; ensino de química; cidadania.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Currículos e Programas