Piaget e o ensino de Ciências: elementos para uma pedagogia construtivista.
Título
Piaget e o ensino de Ciências: elementos para uma pedagogia construtivista.
Piaget e o ensino de Ciências: elementos para uma pedagogia construtivista.
Autor
João Antônio Filocre Saraiva
João Antônio Filocre Saraiva
Orientação
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1991
1991
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Examina alguns aspectos do ensino de Ciências à luz das idéias de Piaget, em especial as idéias contidas nas suas obras mais recentes, publicadas a partir da década de 70. Objetiva derivar, direta e dedutivamente, do conjunto de conhecimentos que Piaget nos legou, princípios e aplicações imediatamente traduzíveis em métodos e procedimentos de ensino. Submete à crítica as concepções, objetivos e métodos comumente adotados no ensino de Ciências, incluindo as propostas que se dizem “piagetianas”. Determina algumas condições que, necessariamente, devem ser satisfeitas por toda proposta pedagógica que pretenda ser construtivista. Conduz ao reconhecimento da possibilidade concreta de se poder reformular o problema do ensino de Ciências, assentando-o sobre bases teóricas e empíricas suficientemente sólidas, que permitem reorientar tanto a investigação dos processo de ensino-aprendizagem quanto o planejamento e execução das atividades pedagógicas cotidianas na sala de aula. Em síntese, focaliza o “construtivismo piagetiano”, na sua vertente epistemológica e psicológica, com intuito de avaliar suas possibilidades na sustentação e definição de uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências no 1o e 2o graus.
Examina alguns aspectos do ensino de Ciências à luz das idéias de Piaget, em especial as idéias contidas nas suas obras mais recentes, publicadas a partir da década de 70. Objetiva derivar, direta e dedutivamente, do conjunto de conhecimentos que Piaget nos legou, princípios e aplicações imediatamente traduzíveis em métodos e procedimentos de ensino. Submete à crítica as concepções, objetivos e métodos comumente adotados no ensino de Ciências, incluindo as propostas que se dizem “piagetianas”. Determina algumas condições que, necessariamente, devem ser satisfeitas por toda proposta pedagógica que pretenda ser construtivista. Conduz ao reconhecimento da possibilidade concreta de se poder reformular o problema do ensino de Ciências, assentando-o sobre bases teóricas e empíricas suficientemente sólidas, que permitem reorientar tanto a investigação dos processo de ensino-aprendizagem quanto o planejamento e execução das atividades pedagógicas cotidianas na sala de aula. Em síntese, focaliza o “construtivismo piagetiano”, na sua vertente epistemológica e psicológica, com intuito de avaliar suas possibilidades na sustentação e definição de uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências no 1o e 2o graus.
Palavras Chave
ensino de ciências; Piaget.
ensino de ciências; Piaget.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Currículos e Programas
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