Dificuldades na resolução de problemas de Química.
Título
Dificuldades na resolução de problemas de Química.
Dificuldades na resolução de problemas de Química.
Autor
Mauro Saretta
Mauro Saretta
Orientação
André Valdir Zunino
André Valdir Zunino
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
1991
1991
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Investiga três turmas da Escola Técnica Federal de Santa Catarina (uma em cada turno) na disciplina Eletroquímica do Curso de Eletrotécnica, nos dois semestres letivos de 1989. Aplica 13 problemas, 10 numéricos e 3 não-numéricos. Alunos com quatro ou menos resoluções adequadas foram denominados Resolutores Mal Sucedidos (RMS) e, aqueles com dez ou mais, Resolutores Bem Sucedidos (RBS). Identifica peculiaridades destes dois grupos, vislumbrando medidas educacionais pertinentes para promover estudantes RMS a RBS. Realiza quatro estudos, acompanhados de entrevistas: 1) "mapeamento" da Estrutura Cognitiva relativa aos conteúdos e quatro habilidades intelectuais hierarquizadas segundo Gagne; 2) determinação do grau de confiança dos estudantes (mal e bem sucedidos) na sua capacidade de desenvolver resoluções adequadas para problemas propostos, utilizando uma escala Likert; 3) levantamento de características sócio-econômicas e familiares dos alunos com dois extensos questionários; 4) relacionamento e categorização das falhas ou desvios improdutivos mais freqüentes entre os alunos pesquisados. Por fim, procede à enumeração de ações educacionais recomendáveis para superação das dificuldades dos RMS, alçando-os aos níveis de proficiência dos RBS.
Investiga três turmas da Escola Técnica Federal de Santa Catarina (uma em cada turno) na disciplina Eletroquímica do Curso de Eletrotécnica, nos dois semestres letivos de 1989. Aplica 13 problemas, 10 numéricos e 3 não-numéricos. Alunos com quatro ou menos resoluções adequadas foram denominados Resolutores Mal Sucedidos (RMS) e, aqueles com dez ou mais, Resolutores Bem Sucedidos (RBS). Identifica peculiaridades destes dois grupos, vislumbrando medidas educacionais pertinentes para promover estudantes RMS a RBS. Realiza quatro estudos, acompanhados de entrevistas: 1) "mapeamento" da Estrutura Cognitiva relativa aos conteúdos e quatro habilidades intelectuais hierarquizadas segundo Gagne; 2) determinação do grau de confiança dos estudantes (mal e bem sucedidos) na sua capacidade de desenvolver resoluções adequadas para problemas propostos, utilizando uma escala Likert; 3) levantamento de características sócio-econômicas e familiares dos alunos com dois extensos questionários; 4) relacionamento e categorização das falhas ou desvios improdutivos mais freqüentes entre os alunos pesquisados. Por fim, procede à enumeração de ações educacionais recomendáveis para superação das dificuldades dos RMS, alçando-os aos níveis de proficiência dos RBS.
Palavras Chave
ensino de química.
ensino de química.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Características do Aluno