O desejo de saber fazer a arte de aprender ensinar fazendo.

Título
O desejo de saber fazer a arte de aprender ensinar fazendo.
Autor
Ademilde Silveira Sartori
Orientação
Maurice Bazin
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1993
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Fundamenta a pesquisa na concepção dialógica de educação de Paulo Freire e na proposta de alfabetização técnica de Maurice Bazin. Sob influência prático-pedagógica dos museus interativos Espaço Ciência Viva, Rio de Janeiro-RJ, e Exploratorium, EUA, desenvolve práticas educacionais nos espaços educativos formal e informal. No espaço formal de ensino, a experiência envolve o ensino de Física nas três turmas de 2o grau oferecidas numa escola estadual da periferia de Florianópolis-SC, durante o ano letivo de 1991. No espaço informal, desenvolve uma oficina de alfabetização técnica, entendendo o "clic" da máquina fotográfica, com professores, estudantes e a população em geral. Discute as oficinas de alfabetização técnica como atividades que, ativando "rotas de pensamento", são geradoras de saberes e autorias. Estas quando desenvolvidas no espaço formal apontam o caráter disciplinar autoritário, repressor do desejo e punitivo da instituição escola. O respeito à pergunta como respeito ao desejo de saber foi o princípio pedagógico unificador desta prática.
Palavras Chave
dialogicidade; oficina de alfabetização; técnica; conceitos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas