O que há por trás do laboratório didático

Título
O que há por trás do laboratório didático
Autor
Inés Prieto Schmidt
Orientação
Maria Regina Kawamura
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O laboratório didático no Ensino de Física tem sido insistentemente discutido ao longo das últimas décadas, sob as mais diversas abordagens. No entanto, pelo menos à primeira vista, parecem persistir as mesmas práticas e os mesmos problemas, numa aparente inércia à mudança. Investiga essa questão no âmbito do 3o grau, mediante análise de toda a produção da Área de Ensino de Física referente ao tema, ao longo das duas últimas décadas, procurando caracterizar sua evolução. Além disso, busca identificar como o laboratório é visto tanto por alunos ingressantes na Universidade como por diferentes professores por ela formados. Deste conjunto de dados resultam diferentes representações para o laboratório, especialmente no que diz respeito a seu papel a às expectativas implícitas. A análise dessas representações revela alguns elementos e dicotomias cuja explicitação pode contribuir tanto para recuperar a trajetória já percorrida como para avançar em direção a um necessário repensar de práticas e teorias.
Palavras Chave
ensino de física; laboratório didático; evolução histórica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno