Modelos moleculares no ensino de Química
Título
Modelos moleculares no ensino de Química
Modelos moleculares no ensino de Química
Autor
Jairo Paes Selles
Jairo Paes Selles
Orientação
Teresinha de Jesus G Lankenau
Teresinha de Jesus G Lankenau
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1984
1984
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Visa a criação e testagem de um Modelo Molecular do tipo "ball and spoke", contendo aperfeiçoamentos em relação aos já existentes. Trabalha com uma amostra de alunos do 3º ano do 2º grau, do turno da manhã do Colégio Estadual "Henrique Lage". Para isso aplica Teste em Grupo de Figuras Encaixadas (Group Embedded Figures Test - GEFT) para identificar o estilo cognitivo de cada aluno e realiza um curso sobre ligações químicas com duas turmas: grupo experimental (utilizou o modelo molecular criado) e grupo de controle (não utilizou o modelo molecular criado). Aplica pré e pós-teste ao curso. Aponta que em ambos os grupos ocorre ganho em termos de aprendizagem no curso sobre ligações químicas, assim como não encontra interação significativa entre o Modelo Molecular criado, o estilo cognitivo do aluno e a situação de testagem. Conclui que existe uma lacuna, em relação aos modelos moleculares como recursos didáticos, no tocante à precisão, versatilidade de conteúdos, níveis de ensino e conjugação com outros recursos audiovisuais; o Modelo Molecular criado possui os requisitos para preencher essa lacuna. Considera que a razão de não ter havido interação significativa entre o Modelo Molecular criado, o estilo cognitivo do aluno e a situação de testagem se deve ao fato de o experimento não ter sido realizado em condições ideais.
Visa a criação e testagem de um Modelo Molecular do tipo "ball and spoke", contendo aperfeiçoamentos em relação aos já existentes. Trabalha com uma amostra de alunos do 3º ano do 2º grau, do turno da manhã do Colégio Estadual "Henrique Lage". Para isso aplica Teste em Grupo de Figuras Encaixadas (Group Embedded Figures Test - GEFT) para identificar o estilo cognitivo de cada aluno e realiza um curso sobre ligações químicas com duas turmas: grupo experimental (utilizou o modelo molecular criado) e grupo de controle (não utilizou o modelo molecular criado). Aplica pré e pós-teste ao curso. Aponta que em ambos os grupos ocorre ganho em termos de aprendizagem no curso sobre ligações químicas, assim como não encontra interação significativa entre o Modelo Molecular criado, o estilo cognitivo do aluno e a situação de testagem. Conclui que existe uma lacuna, em relação aos modelos moleculares como recursos didáticos, no tocante à precisão, versatilidade de conteúdos, níveis de ensino e conjugação com outros recursos audiovisuais; o Modelo Molecular criado possui os requisitos para preencher essa lacuna. Considera que a razão de não ter havido interação significativa entre o Modelo Molecular criado, o estilo cognitivo do aluno e a situação de testagem se deve ao fato de o experimento não ter sido realizado em condições ideais.
Palavras Chave
ensino de química; modelo molecular.
ensino de química; modelo molecular.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Características do Aluno