A Educação Ambiental desenvolvida pelas organizações governamentais e não-governamentais na região de Campinas
Título
A Educação Ambiental desenvolvida pelas organizações governamentais e não-governamentais na região de Campinas
A Educação Ambiental desenvolvida pelas organizações governamentais e não-governamentais na região de Campinas
Autor
Sílvia Maria Serrão
Sílvia Maria Serrão
Orientação
Hilário Fracalanza
Hilário Fracalanza
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1995
1995
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Investiga a situação em que se encontrava a Educação Ambiental desenvolvida em dez municípios da Região Administrativa da cidade de Campinas - SP, pesquisando as seguintes instituições: órgãos públicos responsáveis diretamente pela Educação Formal, nos níveis fundamental e médio, Delegacias Estaduais de Ensino e Secretarias Municipais de Educação; órgãos públicos responsáveis pelo gerenciamento da questão ambiental, Secretarias Municipais de Meio Ambiente ou afins; Parques Públicos Municipais e/ou Estaduais; e Organizações Não-Governamentais. Assim, cataloga, caracteriza e analisa as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas, tanto pelas Organizações Governamentais, como pelas Organizações Não-Governamentais. Esses dois grupos observados foram, por sua vez, relacionados com tendências e concepções da questão ambiental, a saber: a Ecologia, o Ambientalismo, a Política Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável. Os objetivos propostos às atividades foram analisados conforme os objetivos recomendados pela Conferência de Tbilisi, 1977, ou seja, Conscientização, Aquisição de Conhecimento, Habilidades/Comportamentos e Participação. A questão da interdisciplinaridade foi analisada segundo a caracterização do que vem a ser o trabalho multidisciplinar e interdisciplinar dada por Hilton Japiassu.
Investiga a situação em que se encontrava a Educação Ambiental desenvolvida em dez municípios da Região Administrativa da cidade de Campinas - SP, pesquisando as seguintes instituições: órgãos públicos responsáveis diretamente pela Educação Formal, nos níveis fundamental e médio, Delegacias Estaduais de Ensino e Secretarias Municipais de Educação; órgãos públicos responsáveis pelo gerenciamento da questão ambiental, Secretarias Municipais de Meio Ambiente ou afins; Parques Públicos Municipais e/ou Estaduais; e Organizações Não-Governamentais. Assim, cataloga, caracteriza e analisa as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas, tanto pelas Organizações Governamentais, como pelas Organizações Não-Governamentais. Esses dois grupos observados foram, por sua vez, relacionados com tendências e concepções da questão ambiental, a saber: a Ecologia, o Ambientalismo, a Política Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável. Os objetivos propostos às atividades foram analisados conforme os objetivos recomendados pela Conferência de Tbilisi, 1977, ou seja, Conscientização, Aquisição de Conhecimento, Habilidades/Comportamentos e Participação. A questão da interdisciplinaridade foi analisada segundo a caracterização do que vem a ser o trabalho multidisciplinar e interdisciplinar dada por Hilton Japiassu.
Palavras Chave
ambiental; educação; organizações.
ambiental; educação; organizações.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar