Análise de um programa de formação de recursos humanos em Educação Ambiental.
Título
Análise de um programa de formação de recursos humanos em Educação Ambiental.
Análise de um programa de formação de recursos humanos em Educação Ambiental.
Autor
Nilza de Oliveira Sguarezi
Nilza de Oliveira Sguarezi
Orientação
José Augusto da Silva Pontes Neto
José Augusto da Silva Pontes Neto
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1995
1995
Cidade / UF
Marília/SP
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Aborda questões relativas à necessidade de formação de educadores numa perspectiva mais abrangente, considerando a problemática sócio-ambiental do mundo moderno. Como necessidade teórico-metodológica, resgata o surgimento das discussões sobre a questão ambiental, explicitando as diferentes concepções relativas a interpretação da mesma problemática e as diferentes visões sobre as possibilidades da educação contribuir no processo de superação das relações sociais vigentes. Para tal, focaliza, uma experiência de formação na Especialização em Educação Ambiental, implementada na Universidade Federal de Mato Grosso, nos anos de 1990 a 1992. Assinala que a análise dessa experiência teve como idéia orientadora apreender, do ponto de vista de professores e alunos, as possibilidades de superação das propostas unilaterais de solução da problemática ambiental, nas quais o meio ambiente é concebido somente como espaço físico, resultando em posturas e ações relativas à Educação Ambiental de cunho meramente biológico, numa perspectiva ecológico-mecanicista.
Aborda questões relativas à necessidade de formação de educadores numa perspectiva mais abrangente, considerando a problemática sócio-ambiental do mundo moderno. Como necessidade teórico-metodológica, resgata o surgimento das discussões sobre a questão ambiental, explicitando as diferentes concepções relativas a interpretação da mesma problemática e as diferentes visões sobre as possibilidades da educação contribuir no processo de superação das relações sociais vigentes. Para tal, focaliza, uma experiência de formação na Especialização em Educação Ambiental, implementada na Universidade Federal de Mato Grosso, nos anos de 1990 a 1992. Assinala que a análise dessa experiência teve como idéia orientadora apreender, do ponto de vista de professores e alunos, as possibilidades de superação das propostas unilaterais de solução da problemática ambiental, nas quais o meio ambiente é concebido somente como espaço físico, resultando em posturas e ações relativas à Educação Ambiental de cunho meramente biológico, numa perspectiva ecológico-mecanicista.
Palavras Chave
educação ambiental; análise avaliativa; meio-ambiental; especialização em educação.
educação ambiental; análise avaliativa; meio-ambiental; especialização em educação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas