O mundo existencial do aluno na aula de Ciências: perspectiva fenomenológica no ensino de Ciências na escola pública de 1o grau (quinta a oitava séries).

Título
O mundo existencial do aluno na aula de Ciências: perspectiva fenomenológica no ensino de Ciências na escola pública de 1o grau (quinta a oitava séries).
Autor
Delma Faria Shimamoto
Orientação
Luís Ernesto Rodrigues Tapia
Instituição
UFU
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas e Artes
Ano
1993
Cidade / UF
Uberlândia/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Estudo qualitativo da relação entre o processo formal de ensino de Ciências e o mundo do aluno na escola pública de 1o grau (5a a 8a séries). Procede à descrição e interpretação fenomenológico-existencial do discurso de professores, alunos e orientadores educacionais no caso de cinco escolas estaduais da 26a DRE de Uberlândia - MG. Evidencia uma manifesta desconexão de sentido entre o processo formal de ensino-aprendizagem e o mundo existencial do aluno na aula de Ciências.
Palavras Chave
sociais; ensino de ciências Naturais; formação de profs.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método