A experimentação no ensino de Química - 2o grau.
Título
A experimentação no ensino de Química - 2o grau.
A experimentação no ensino de Química - 2o grau.
Autor
Natalina Aparecida Laguna Sicca
Natalina Aparecida Laguna Sicca
Orientação
Décio Pacheco
Décio Pacheco
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1990
1990
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Identifica como foram sendo formadas as concepções a respeito da experimentação e sua relação com a metodologia de ensino de Química, nas escolas oficiais de 2o grau, no Estado de São Paulo. Estabelece comparações entre as intenções, representadas pelas propostas oficiais e sua tradução no âmbito escolar, pelos agentes do ensino. Identifica os elementos que de alguma forma dificultaram ou dificultam a experimentação no ensino de Química, nessa escola. Para isto, analisa, nas diferentes épocas, documentos e relatórios oficiais, legislações estaduais e federais, material didático fornecido pela Secretaria da Estado de Educação de São Paulo, livros didáticos, anais de congressos, bem como entrevista alguns professores. Recupera e analisa a trajetória da experimentação no ensino de Química, nas escolas secundárias oficiais do Estado de São Paulo, destacando três períodos: a) 1930 a 1945, período introdutório da experimentação no ensino de Química; b) 1945 a 1964, caracterizado pela inculcação do método científico como processo indutivo na experimentação no ensino de Química; c) 1964 a 1984, caracterizado pela mesmice da experimentação nas propostas para o ensino de Química. Aponta para o descompasso entre as intenções dos legisladores e a prática docente, em relação à experimentação no ensino de Química na escola secundária e para a necessidade de mudanças nas condições para este ensino no Estado de São Paulo, visando sua melhoria.
Identifica como foram sendo formadas as concepções a respeito da experimentação e sua relação com a metodologia de ensino de Química, nas escolas oficiais de 2o grau, no Estado de São Paulo. Estabelece comparações entre as intenções, representadas pelas propostas oficiais e sua tradução no âmbito escolar, pelos agentes do ensino. Identifica os elementos que de alguma forma dificultaram ou dificultam a experimentação no ensino de Química, nessa escola. Para isto, analisa, nas diferentes épocas, documentos e relatórios oficiais, legislações estaduais e federais, material didático fornecido pela Secretaria da Estado de Educação de São Paulo, livros didáticos, anais de congressos, bem como entrevista alguns professores. Recupera e analisa a trajetória da experimentação no ensino de Química, nas escolas secundárias oficiais do Estado de São Paulo, destacando três períodos: a) 1930 a 1945, período introdutório da experimentação no ensino de Química; b) 1945 a 1964, caracterizado pela inculcação do método científico como processo indutivo na experimentação no ensino de Química; c) 1964 a 1984, caracterizado pela mesmice da experimentação nas propostas para o ensino de Química. Aponta para o descompasso entre as intenções dos legisladores e a prática docente, em relação à experimentação no ensino de Química na escola secundária e para a necessidade de mudanças nas condições para este ensino no Estado de São Paulo, visando sua melhoria.
Palavras Chave
ensino de química; experimentação escola; sec.
ensino de química; experimentação escola; sec.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, História do Ensino de Ciências
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