Os problemas e perspectivas do ensino de Física no município de Bauru (SP).
Título
Os problemas e perspectivas do ensino de Física no município de Bauru (SP).
Os problemas e perspectivas do ensino de Física no município de Bauru (SP).
Autor
Aparecida Valquíria Pereira de Silva
Aparecida Valquíria Pereira de Silva
Orientação
Fuad Daher Saad
Fuad Daher Saad
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1989
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Relata um estudo analítico-descritivo do ensino de Física de 2o e 3o graus, realizado em Bauru (SP), para delinear um perfil sob a ótica de docentes e projetar possíveis intervenções. Enfatiza os aspectos educacionais, sobretudo relativos ao ensino de 2o e 3o graus, em um estudo histórico-social do desenvolvimento do município. Caracteriza o contexto no qual o docente de 2o grau está inserido: opções de formação, número de escolas, localização, matrículas, evasão, grade curricular, condições materiais e a descrição de uma escola típica. No 3o grau, o curso de Física é especialmente analisado através de sua história, do currículo e dos efeitos das reestruturações realizadas. Faz uma verificação empírica dos currículos desenvolvidos mediante: a) um programa de observação em sala de aula e visita à escola; b) um programa de entrevistas aplicadas aos docentes do Departamento de Física; c) um programa de questionários aplicados aos docentes das escolas de 2o grau e aos discentes do curso de Física; d) uma análise comparativa dos dados obtidos, tendo como referencial o currículo em seus conteúdos, métodos, recursos, condições de trabalho dos docentes e influências do curso de graduação. Desenvolve análise complementar entre a legislação educacional vigente e os dados obtidos das pesquisa empírica. Delineia um quadro descritivo do ensino de Física em Bauru, como sendo direcionado pelos livros textos adotados, desenvolvido através de uma ação pedagógica pautada pela aula expositiva e apresentando precária interação entre seus subsistemas, embora haja interesse dos docentes dos dois níveis em intensificar essa interação. Para tanto, propõe a criação de um Centro Interdisciplinar de Ciências, descrevendo sua implantação, os efeitos observados e as perspectivas vislumbradas de sua ação junto ao ensino.
Relata um estudo analítico-descritivo do ensino de Física de 2o e 3o graus, realizado em Bauru (SP), para delinear um perfil sob a ótica de docentes e projetar possíveis intervenções. Enfatiza os aspectos educacionais, sobretudo relativos ao ensino de 2o e 3o graus, em um estudo histórico-social do desenvolvimento do município. Caracteriza o contexto no qual o docente de 2o grau está inserido: opções de formação, número de escolas, localização, matrículas, evasão, grade curricular, condições materiais e a descrição de uma escola típica. No 3o grau, o curso de Física é especialmente analisado através de sua história, do currículo e dos efeitos das reestruturações realizadas. Faz uma verificação empírica dos currículos desenvolvidos mediante: a) um programa de observação em sala de aula e visita à escola; b) um programa de entrevistas aplicadas aos docentes do Departamento de Física; c) um programa de questionários aplicados aos docentes das escolas de 2o grau e aos discentes do curso de Física; d) uma análise comparativa dos dados obtidos, tendo como referencial o currículo em seus conteúdos, métodos, recursos, condições de trabalho dos docentes e influências do curso de graduação. Desenvolve análise complementar entre a legislação educacional vigente e os dados obtidos das pesquisa empírica. Delineia um quadro descritivo do ensino de Física em Bauru, como sendo direcionado pelos livros textos adotados, desenvolvido através de uma ação pedagógica pautada pela aula expositiva e apresentando precária interação entre seus subsistemas, embora haja interesse dos docentes dos dois níveis em intensificar essa interação. Para tanto, propõe a criação de um Centro Interdisciplinar de Ciências, descrevendo sua implantação, os efeitos observados e as perspectivas vislumbradas de sua ação junto ao ensino.
Palavras Chave
Planejamento de ensino; arquitetura; estática.
Planejamento de ensino; arquitetura; estática.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas