Um estudo psicogenético da velocidade angular e a construção de seu ensino.
Título
Um estudo psicogenético da velocidade angular e a construção de seu ensino.
Um estudo psicogenético da velocidade angular e a construção de seu ensino.
Autor
Dirceu da Silva
Dirceu da Silva
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1988
1988
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Investiga o processo de formação do conceito de velocidade angular, propondo uma aplicação dos resultados obtidos a um curso regular de 2o grau. Utiliza entrevistas clínicas com 47 alunos de 1a à 7a série da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. Nessa faixa de escolaridade, os alunos ainda não haviam estudado os conceitos de velocidade linear e angular, possibilitando a verificação da construção desse conceito por crianças e adolescentes fora do ensino escolar. Verifica que o conceito de velocidade angular só aparece após o período das operações formais (12 a 13 anos) em sujeitos que já possuem o conceito de velocidade linear. Estuda as diversas abordagens do conceito de velocidade angular em livros didáticos de 2o e 3o graus e estrutura novas estratégias pedagógicas para o ensino desse conceito, com base nas teorias construtivistas de Piaget. Testa sua proposta com alunos da 2a série do 2o grau, utilizando situações provocadoras de desequilíbrio cognitivo. Conclui que tal proposta é satisfatória para o aprendizado de 85% dos alunos.
Investiga o processo de formação do conceito de velocidade angular, propondo uma aplicação dos resultados obtidos a um curso regular de 2o grau. Utiliza entrevistas clínicas com 47 alunos de 1a à 7a série da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. Nessa faixa de escolaridade, os alunos ainda não haviam estudado os conceitos de velocidade linear e angular, possibilitando a verificação da construção desse conceito por crianças e adolescentes fora do ensino escolar. Verifica que o conceito de velocidade angular só aparece após o período das operações formais (12 a 13 anos) em sujeitos que já possuem o conceito de velocidade linear. Estuda as diversas abordagens do conceito de velocidade angular em livros didáticos de 2o e 3o graus e estrutura novas estratégias pedagógicas para o ensino desse conceito, com base nas teorias construtivistas de Piaget. Testa sua proposta com alunos da 2a série do 2o grau, utilizando situações provocadoras de desequilíbrio cognitivo. Conclui que tal proposta é satisfatória para o aprendizado de 85% dos alunos.
Palavras Chave
velocidade angular; conceito;
velocidade angular; conceito;
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos