O ensino de Física no curso de formação de professores para o primeiro segmento do 1o grau: avaliação e alternativas.
Título
O ensino de Física no curso de formação de professores para o primeiro segmento do 1o grau: avaliação e alternativas.
O ensino de Física no curso de formação de professores para o primeiro segmento do 1o grau: avaliação e alternativas.
Autor
Hilda Maria Fajardo da Silva
Hilda Maria Fajardo da Silva
Orientação
Ligia Gomes Elliot
Ligia Gomes Elliot
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1995
1995
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Avalia a práxis do ensino de Física nos Cursos de Formação de Professores (CFP) na rede pública estadual da cidade do Rio de Janeiro . Para tanto, além de proporcionar uma visão geral do ensino de Física, identifica docentes do CFP que trabalham a relação do ensino da disciplina com sua aplicação em Ciências, nas primeiras séries do 1o grau. Desenvolve o estudo em duas etapas. Na primeira, visita 11 instituições que oferecem o CFP e entrega questionários a 21 professores de Física; foram devolvidos apenas 13 instrumentos. Na segunda, realiza observações das aulas de duas professoras que revelam planejar e executar as atividades docentes encarando o CFP como um curso profissionalizante de Magistério para o 1o segmento do 1o grau. Observa aulas de Ciências em turmas de CA à 4a série do 1o grau, com a colaboração de 30 alunas da 2a série de um dos CFP selecionados na segunda etapa do estudo. Os resultados revelam que o ensino de Física é dissociado dos conteúdos que deveriam ser lecionados em Ciências, no 1o grau, e de sua metodologia. As observações das aulas das duas professoras, no entanto, trouxeram como grande contribuição a possibilidade de se efetivar um ensino significativo e correlacionado às necessidades das futuras professoras em Ciências.
Avalia a práxis do ensino de Física nos Cursos de Formação de Professores (CFP) na rede pública estadual da cidade do Rio de Janeiro . Para tanto, além de proporcionar uma visão geral do ensino de Física, identifica docentes do CFP que trabalham a relação do ensino da disciplina com sua aplicação em Ciências, nas primeiras séries do 1o grau. Desenvolve o estudo em duas etapas. Na primeira, visita 11 instituições que oferecem o CFP e entrega questionários a 21 professores de Física; foram devolvidos apenas 13 instrumentos. Na segunda, realiza observações das aulas de duas professoras que revelam planejar e executar as atividades docentes encarando o CFP como um curso profissionalizante de Magistério para o 1o segmento do 1o grau. Observa aulas de Ciências em turmas de CA à 4a série do 1o grau, com a colaboração de 30 alunas da 2a série de um dos CFP selecionados na segunda etapa do estudo. Os resultados revelam que o ensino de Física é dissociado dos conteúdos que deveriam ser lecionados em Ciências, no 1o grau, e de sua metodologia. As observações das aulas das duas professoras, no entanto, trouxeram como grande contribuição a possibilidade de se efetivar um ensino significativo e correlacionado às necessidades das futuras professoras em Ciências.
Palavras Chave
ensino de física; física na formação de professores; física no.
ensino de física; física na formação de professores; física no.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores