Teste empírico da eficácia de um novo método de ensino de Química, numa escola estadual da Zona Norte do município do Rio de Janeiro.
Título
Teste empírico da eficácia de um novo método de ensino de Química, numa escola estadual da Zona Norte do município do Rio de Janeiro.
Teste empírico da eficácia de um novo método de ensino de Química, numa escola estadual da Zona Norte do município do Rio de Janeiro.
Autor
José Guilherme Silva
José Guilherme Silva
Orientação
Lília da Rocha Bastos
Lília da Rocha Bastos
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1993
1993
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Investiga o efeito de uma investigação metodológica sobre o desempenho acadêmico, em Química, de alunos do 2o grau e as atitudes desses alunos em relação à construção dos conceitos básicos da Química. Utiliza os seguintes instrumentos de avaliação: fichas de registro individuais, usadas pelos alunos no acompanhamento dos experimentos; dados obtidos pelo professor através de observação das atividades; entrevistas com os alunos sobre os procedimentos adotados; e pré e pós-teste. Conclui que a nova metodologia proposta: a) permite a construção, pelos alunos, dos conceitos básicos da Química, aumentando seu rendimento na matéria; b) desenvolve o espírito crítico dos alunos em relação aos experimentos realizados; c) aumenta a capacidade dos próprios alunos elaborarem leis ou enunciados de Química a partir dos experimentos; d) desenvolve atitudes positivas em relação à Química.
Investiga o efeito de uma investigação metodológica sobre o desempenho acadêmico, em Química, de alunos do 2o grau e as atitudes desses alunos em relação à construção dos conceitos básicos da Química. Utiliza os seguintes instrumentos de avaliação: fichas de registro individuais, usadas pelos alunos no acompanhamento dos experimentos; dados obtidos pelo professor através de observação das atividades; entrevistas com os alunos sobre os procedimentos adotados; e pré e pós-teste. Conclui que a nova metodologia proposta: a) permite a construção, pelos alunos, dos conceitos básicos da Química, aumentando seu rendimento na matéria; b) desenvolve o espírito crítico dos alunos em relação aos experimentos realizados; c) aumenta a capacidade dos próprios alunos elaborarem leis ou enunciados de Química a partir dos experimentos; d) desenvolve atitudes positivas em relação à Química.
Palavras Chave
construtivismo; descoberta; método; ensino; química e experimental.
construtivismo; descoberta; método; ensino; química e experimental.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Características do Aluno