Concepções espontâneas em termodinâmica: um estudo utilizando entrevistas clínicas em um curso universitário básico

Título
Concepções espontâneas em termodinâmica: um estudo utilizando entrevistas clínicas em um curso universitário básico
Autor
Laércio Evandro Ferracioli Silva
Orientação
Marco Antônio Moreira
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1986
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Investiga, através de entrevista clínica, as concepções espontâneas de temperatura, calor e energia interna, manifestadas por alunos universitários antes e depois de instrução recebida. Os sujeitos são alunos dos cursos de Física e Química matriculados em uma disciplina de Física Básica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1984. Analisa qualitativamente os dados da primeira entrevista e estabelece categorias que traduzem as concepções dos alunos. Aponta ser possível detectar e organizar em categorias as concepções de temperatura e de calor, mas não de energia interna. O mesmo procedimento foi adotado com a segunda entrevista, chegando-se a resultados semelhantes, o que evidenciou que as concepções se mostraram resistentes a alterações frente à instrução recebida. Discute possíveis implicações para o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras Chave
termodinâmica; temperatura, energia, calor.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física, Química
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Aluno