Concepções espontâneas em termodinâmica: um estudo utilizando entrevistas clínicas em um curso universitário básico
Título
Concepções espontâneas em termodinâmica: um estudo utilizando entrevistas clínicas em um curso universitário básico
Concepções espontâneas em termodinâmica: um estudo utilizando entrevistas clínicas em um curso universitário básico
Autor
Laércio Evandro Ferracioli Silva
Laércio Evandro Ferracioli Silva
Orientação
Marco Antônio Moreira
Marco Antônio Moreira
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1986
1986
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Investiga, através de entrevista clínica, as concepções espontâneas de temperatura, calor e energia interna, manifestadas por alunos universitários antes e depois de instrução recebida. Os sujeitos são alunos dos cursos de Física e Química matriculados em uma disciplina de Física Básica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1984. Analisa qualitativamente os dados da primeira entrevista e estabelece categorias que traduzem as concepções dos alunos. Aponta ser possível detectar e organizar em categorias as concepções de temperatura e de calor, mas não de energia interna. O mesmo procedimento foi adotado com a segunda entrevista, chegando-se a resultados semelhantes, o que evidenciou que as concepções se mostraram resistentes a alterações frente à instrução recebida. Discute possíveis implicações para o processo de ensino-aprendizagem.
Investiga, através de entrevista clínica, as concepções espontâneas de temperatura, calor e energia interna, manifestadas por alunos universitários antes e depois de instrução recebida. Os sujeitos são alunos dos cursos de Física e Química matriculados em uma disciplina de Física Básica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1984. Analisa qualitativamente os dados da primeira entrevista e estabelece categorias que traduzem as concepções dos alunos. Aponta ser possível detectar e organizar em categorias as concepções de temperatura e de calor, mas não de energia interna. O mesmo procedimento foi adotado com a segunda entrevista, chegando-se a resultados semelhantes, o que evidenciou que as concepções se mostraram resistentes a alterações frente à instrução recebida. Discute possíveis implicações para o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras Chave
termodinâmica; temperatura, energia, calor.
termodinâmica; temperatura, energia, calor.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física, Química
Física, Química
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Aluno
Formação de Conceitos, Características do Aluno