A influência do método da descoberta na aprendizagem escolar
Título
A influência do método da descoberta na aprendizagem escolar
A influência do método da descoberta na aprendizagem escolar
Autor
Margarete Leal da Silva
Margarete Leal da Silva
Orientação
Maria Joanete Martins da Silveira
Maria Joanete Martins da Silveira
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
1991
1991
Cidade / UF
São Paulo/RS
São Paulo/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Analisa se o método da descoberta, no ensino de Genética, habilitação Magistério 2o grau, resulta em maior rendimento na aprendizagem escolar. Participam da pesquisa 20 alunas do 2o ano do 2o grau da Escola Estadual de 2o grau João Neves da Fontoura - Cachoeira do Sul, sendo 10 alunas do grupo experimental e 10 do grupo controle. Utiliza um instrumento de testagem com pré e pós-teste, igual nos dois grupos, para avaliar a influência do método da descoberta no rendimento escolar dos educandos. O instrumento é composto de 50 questões objetivas envolvendo as operações de Raths. A análise estatística dos resultados foi realizada com o auxílio de um programa computacional. Os resultados do teste para verificar o rendimento escolar revelam um crescimento significativo para o grupo experimental, que trabalhou na metodologia por descoberta, em relação ao grupo controle que trabalhou na metodologia tradicional. Conclui que o método da descoberta propicia resultados significativos, devido a um planejamento consistente e eficaz e a uma utilização funcional e efetiva dos procedimentos e materiais instrucionais.
Analisa se o método da descoberta, no ensino de Genética, habilitação Magistério 2o grau, resulta em maior rendimento na aprendizagem escolar. Participam da pesquisa 20 alunas do 2o ano do 2o grau da Escola Estadual de 2o grau João Neves da Fontoura - Cachoeira do Sul, sendo 10 alunas do grupo experimental e 10 do grupo controle. Utiliza um instrumento de testagem com pré e pós-teste, igual nos dois grupos, para avaliar a influência do método da descoberta no rendimento escolar dos educandos. O instrumento é composto de 50 questões objetivas envolvendo as operações de Raths. A análise estatística dos resultados foi realizada com o auxílio de um programa computacional. Os resultados do teste para verificar o rendimento escolar revelam um crescimento significativo para o grupo experimental, que trabalhou na metodologia por descoberta, em relação ao grupo controle que trabalhou na metodologia tradicional. Conclui que o método da descoberta propicia resultados significativos, devido a um planejamento consistente e eficaz e a uma utilização funcional e efetiva dos procedimentos e materiais instrucionais.
Palavras Chave
Método da descoberta; unidades experimentais; operações de pensamento.
Método da descoberta; unidades experimentais; operações de pensamento.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método