Posições epistemológicas legitimadoras de determinadas formas de abordagem do conteúdo das Ciências Biológicas.
Título
Posições epistemológicas legitimadoras de determinadas formas de abordagem do conteúdo das Ciências Biológicas.
Posições epistemológicas legitimadoras de determinadas formas de abordagem do conteúdo das Ciências Biológicas.
Autor
Marise Borba da Silva
Marise Borba da Silva
Orientação
José Erno Taglieber
José Erno Taglieber
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
1994
1994
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Analisa e apresenta as grandes posições epistemológicas que se manifestam no seio das Ciências Biológicas, a influenciarem o ponto de vista dos professores, sempre que se torna necessário abordar na escola conteúdos referentes à organização material do ser vivo. A pesquisa introduz um território vasto de questões a explorar, quando se trata da situação epistemológica da Biologia, ainda pouco clara e envolvida com o quadro teórico de outras ciências. Uma vez detectadas estas inclinações dos educadores, delineia um quadro de situações com que os docentes podem confrontar-se face às suas tendências que os colocam frente à frente com a problemática bem definida, relativa ao ensino e ao aprendizado dos conteúdos trabalhados em aula. A discussão em torno do contexto biológico requer, necessariamente, uma análise a luz da crítica epistemológica, ao colocar as Ciências Biológicas e o ensino de seus constructos no lugar que lhes compete, caso se queira situar este campo do saber à altura do espiríto formativo que o desenvolvimento pedagógico pode proporcionar.
Analisa e apresenta as grandes posições epistemológicas que se manifestam no seio das Ciências Biológicas, a influenciarem o ponto de vista dos professores, sempre que se torna necessário abordar na escola conteúdos referentes à organização material do ser vivo. A pesquisa introduz um território vasto de questões a explorar, quando se trata da situação epistemológica da Biologia, ainda pouco clara e envolvida com o quadro teórico de outras ciências. Uma vez detectadas estas inclinações dos educadores, delineia um quadro de situações com que os docentes podem confrontar-se face às suas tendências que os colocam frente à frente com a problemática bem definida, relativa ao ensino e ao aprendizado dos conteúdos trabalhados em aula. A discussão em torno do contexto biológico requer, necessariamente, uma análise a luz da crítica epistemológica, ao colocar as Ciências Biológicas e o ensino de seus constructos no lugar que lhes compete, caso se queira situar este campo do saber à altura do espiríto formativo que o desenvolvimento pedagógico pode proporcionar.
Palavras Chave
ensino de biologia; ciências biológicas; educação.
ensino de biologia; ciências biológicas; educação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Filosofia da Ciência
Conteúdo-Método, Filosofia da Ciência