A dimensão social e política da práxis pedagógica de Biologia no ensino de 2o grau - um estudo de caso.

Título
A dimensão social e política da práxis pedagógica de Biologia no ensino de 2o grau - um estudo de caso.
Autor
Sueli Almuiña Holmer Silva
Orientação
Luiz Felipe Perret Serpa
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1992
/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Discute a dimensão social e política da práxis pedagógica de Biologia no ensino de 2o grau, em Salvador, com uma pesquisa qualitativa tipo estudo de caso. Considerando que a práxis pedagógica de qualquer disciplina apresenta certas especificidades em relação à forma como essas dimensões se expressam, analisa como o professor trabalha em sala de aula na "tradução" do conhecimento específico e o material instrucional por ele utilizado. Coleta dados segundo as técnicas de observação e de análise documental e os analisa pela metodologia de análise de prosa. Os resultados apontam como categoria básica a fragmentação presente na práxis pedagógica de Biologia. A compreensão da sua gênese no processo de desenvolvimento do modo de produção do conhecimento científico possibilita o desvendamento da dimensão social e política deste ensino.
Palavras Chave
Ciências moderna; fragmentação; ciências moderna; educação; biologia.-

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas