Uma epistemologia racional-realista e o ensino de Física.

Título
Uma epistemologia racional-realista e o ensino de Física.
Autor
Fernando Lang da Silveira
Orientação
Juracy C. Marques
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
1992
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Discute diferentes interpretações da Mecânica Quântica e critica a interpretação da Escola de Copenhague, geralmente a única apresentada nos cursos deste conteúdo. Defende uma interpretação realista fundamentada nas idéias de Karl Popper e Mário Bunge. Aponta a importância da discussão das diversas interpretações no ensino da Mecânica Quântica. Propõe uma estratégia de mudança conceitual baseada no racionalismo crítico, para as disciplinas de Mecânica e Eletromagnetismo em cursos de Engenharia. Avalia-a estatisticamente através de pré e pós-testes. Conclui a efetividade da estratégia para a superação de concepções alternativas nos conteúdos força e movimento, além de corrente elétrica em circuitos simples.
Palavras Chave
filosofia da ciências; mecânica quântica; epistemologia interpreta.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas