A concepção dialética do conhecimento e o ensino de Física.

Título
A concepção dialética do conhecimento e o ensino de Física.
Autor
Armando Amorim Simões
Orientação
João Zanetic
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1994
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Mostra que um embasamento filosófico enraizado na metafísica é responsável pela distorção que se verifica no ensino de Física praticado na maioria das escolas de 2o grau. Coloca como contraposição, a concepção dialética de construção de conhecimento e aponta para a necessidade de uma abordagem histórica e filosófica da ciência. Elucida a complexa relação entre essa abordagem e o ensino de Física, através de uma crítica gnosiológica ao modelo de ensino-aprendizagem, fundada nas origens e limites do conhecimento. Aponta também, com base na pedagogia de Paulo Freire, a prática da “educação libertadora” em oposição à “educação bancária”. Pressupõe como forma de resgate do conhecimento, baseado nessa pedagogia, a relação dialética do conhecimento, entendido como construção, em oposição a idéia de transmissão, implícita na pedagogia tradicional. Assinala fundamentos dessa análise examinando um livro didático de Física do 2o grau, considerado como paradigmático do ensino tradicional, enfocando principalmente o capítulo referente a Gravitação. Apresenta argumentações, favoráveis e contrárias, ao uso da história e filosofia da ciência no ensino de Física, oferecendo um referencial teórico sobre essa questão.
Palavras Chave
ensino de física; história de ciência; filosogia da ciência; dialética; Paulo fr.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas