Uma contribuição ao diagnóstico da realidade escolar através do exame de percepções do ensino de Ciências por diferentes agentes: pesquisador, professor e alunos.

Título
Uma contribuição ao diagnóstico da realidade escolar através do exame de percepções do ensino de Ciências por diferentes agentes: pesquisador, professor e alunos.
Autor
Avani Rebouças de Souza
Orientação
Nivaldo Nale
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1987
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Oferece subsídios para um diagnóstico da realidade da escola de 1o grau, particularmente do ensino de Ciências, a partir da percepção desse ensino por três agentes : professores, seus alunos de 6a série de três escolas públicas da cidade de São Carlos-SP e de uma observadora presente às aulas dos mesmos. Utiliza a observação naturalística e o registro cursivo de uma observadora presente nas aulas, para a obtenção dos dados. Constata que, apesar da prática educativa aos professores ser de certa forma diferenciada, em termos de seu desempenho e reações constatadas de seus alunos, a preocupação de todos parece ser a mesma: a transmissão das informações contidas no livro-texto adotado. Numa segunda etapa, verifica qual a percepção dos professores quanto aos eventos do processo educativo, incluindo o seu desempenho e o de seus alunos. Os dados evidenciam contradições entre o discurso teórico e a prática, as ações efetivas dos professores em sala de aula. A seguir, averigua, mediante questionários, como o aluno vê o processo educativo do qual faz parte. À semelhança dos professores, os alunos apresentam opiniões dicotomizadas quanto aos seus desempenhos e aos de seus professores, no que se refere ao pensamento (teoria) e à ação (prática). Finalmente, verifica, por meio de entrevista, os motivos que levam os alunos a se dizerem satisfeitos com a situação do ensino de Ciências observada. Embora muitos discentes tenham continuado a dar respostas semelhantes às da etapa anterior, em que descreviam uma situação bastante favorável relativa ao seu estudo de Ciências, muitos depoimentos vieram à tona, traduzindo não só insatisfações, mas possíveis explicações para as respostas ao questionário.
Palavras Chave
ensino de ciências; escola; pesquisador.; professor; alunos.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor, Características do Aluno